Fortnite Token: É uma farsa, afirma CEO da Epic
O CEO da Epic Games, Tim Sweeney, diz que a criptomoeda recém anunciada, chamada de Fortnite Token é uma farsa e alertou que a empresa está preparando uma ação legal para desligá-la.
Os criadores do Fortnite Token recuaram, no entanto, descrevendo-o como um projeto feito por fãs sem proprietário especificado ou estrutura corporativa por trás dele.
Uma confusão criada por fãs
O Fortnite Token apareceu pela primeira vez no final de 2021, e não havia dúvidas de sua tentativa de se conectar com o mega-hit battle royale da Epic:
Apesar do grande e brilhante “F”, o Fortnite Token manteve uma presença relativamente discreta, até hoje, quando o CEO da Epic Games, Tim Sweeney, aparentemente percebeu um convite de 29 de maio para começar a negociar e à venda no OpenSea, e respondeu com franqueza: “É uma farsa”.
Mas, em vez de desligar o plugue e seguir para as colinas, a equipe da criptomoeda se manteve firme.
Fortnite Token não é um projeto de criptomoeda fraudulento, respondeu a equipe. Em vez disso, é um projeto de criptomoeda criado por fãs do jogo, Fortnite, bastante planejado e curtido pela comunidade, sem proprietário específico, estrutura corporativa por trás dele ou um CEO decidindo seu destino.
- Veja também: Bitcoin teve entradas líquidas no total de US$ 126 milhões, os investidores estão mais otimistas
O CEO da Epic Games não deixou barato
Sweeney, que parece ter muito tempo livre para um cara que é o CEO e acionista majoritário de uma empresa multibilionária com, pode-se supor, um departamento jurídico bastante robusto, aceitou o desafio.
That’s not how trademarks and copyrights work though. You can’t use the Fortnite name and images without permission to market an unrelated product.
— Tim Sweeney (@TimSweeneyEpic) June 6, 2022
Não é assim que as marcas registradas e os direitos autorais funcionam, respondeu ele. Você não pode usar o nome e as imagens do Fortnite sem permissão para comercializar um produto não relacionado.
Ele fez, pouco depois, invocar o espectro do departamento jurídico da Epic, repetindo a alegação de que o Fortnite Token é uma farsa e acrescentando que, os advogados da Epic estão no caso.
Não foi o fim, no entanto. Sweeney escaneou os tweets do Fortnite Token e respondeu com alguma variação de “é uma farsa” para nada menos que nove deles, desde o início de fevereiro. Ainda assim, embora Sweeney obviamente tenha uma visão muito sombria do Fortnite Token, seu entusiasmo pela criptomoeda em geral não parece estar diminuindo.
Quando uma nova tecnologia é lançada, alguns fazem bom uso e outros fazem mau uso, ele twittou. Seria terrivelmente míope banir toda uma área de tecnologia por esse motivo.
- Veja também: BNB, token da Binance, passa por investigação na SEC
Já haviam comentado sobre cripto e a posição da gigante dos games
Isso se alinha com a posição anterior de Sweeney sobre o assunto: ele disse em outubro de 2021 que, embora a Epic não integre criptomoeda em seus próprios jogos, ela recebe jogos que usam a tecnologia blockchain desde que cumpram as leis aplicáveis, divulgue seus termos e sejam classificados por idade, para um grupo apropriado.
Como tecnologia, blockchain é apenas um banco de dados transacional distribuído com um modelo de negócios descentralizado que incentiva o investimento em hardware para expandir a capacidade do banco de dados. Tem utilidade quer seu uso particular seja bem sucedido ou falhe.
A postura da Epic contrasta fortemente com a da Valve, que em dezembro de 2021 baniu aplicativos baseados na tecnologia blockchain. Que emitem ou permitem a negociação de criptomoedas ou NFTs” do Steam. Infelizmente, a política amigável da Epic em relação aos jogos blockchain não parece ter começado bem:
O primeiro jogo NFT da Epic Store, Grit, é um battle royale de cowboys!
A Epic Games se recusou a comentar o assunto além das declarações de Sweeney no Twitter.
Fontes de pesquisa: Techtribune e Twitter.
Escritor, Compositor e Poeta, não necessariamente nesta ordem. Fissurado em Sci-fi e SteamPunk. Estudando e conhecendo as fascinantes redes Blockchain.