Dois grandes bancos da Rússia oferecerão portfólios de criptomoedas aos seus clientes
Dois dos maiores bancos da Rússia estão testando o oferecimento de portfólios de criptomoedas para seus clientes, relatou o jornal Kommersant.
Leia mais: Walmart patenteia sistema para acessar histórico médico armazenado em blockchain
Sob supervisão do Banco da Rússia, Sberbank e Alfa Bank oferecerão aos seus clientes participações em um fundo especial, que negociará seis das mais populares criptomoedas em grandes exchanges, incluindo Kraken e Bitstamp.
O Sberbank, principal banco estatal do país, responsável por processar os pagamentos dos funcionários do governo, e o Alfa Bank, o maior banco privado do país, planejam adentrar a cripto esfera com a ajuda do fundo de investimento AddCapital, do National Settlement Depository e do Group IB.
A vice-diretora da área privada do Sberbank, Ana Ivanchuk, afirmou:
“Nós gostaríamos de oferecer aos nossos clientes uma forma absolutamente transparente para investir em ativos digitais, com total obediência às regulamentações, o que permitirá que eles invistam nos produtos que eles estão interessados.”
Leia mais: Vilarejo japonês decidiu realizar primeira ICO municipal do país
Anton Rakhmanov, gerente da área privada do Alfa Bank, também falou sobre o assunto:
“Nosso objetivo é acelerar o reconhecimento dos ativos digitais como ativos financeiros legítimos.”
O AddCapital, fundo de investimento que participou da recente pré-venda de tokens do Telegram, está no comando da solução técnica do projeto. O CEO da empresa, Alexey Prokofyev, afirmou que o processo de investimento terá investidores comprando parcelas do fundo.
Os portfólios incluirão seis populares criptomoedas, incluindo bitcoin, bitcoin cash, ethereum e litecoin. A combinação de moedas será revisada quatro vezes ao ano, e seus proporções serão controladas por um algorítimo de troca.
“As participações do fundo são líquidas, e um cliente pode trocá-las por moedas fiat a qualquer momento,” afirmou Prokofyev.
O National Settlement Depository, que faz parte do Moscow Exchange Group (maior bolsa de valores da Rússia), agirá como agente de custódia. Embora o teste com os portfólios demore cerca de 45 dias, ainda não há uma data de lançamento específica.
Leia mais: Autoridades japonesas prenderam 16 indivíduos em caso de cripto invasão para minerar Monero
Fonte: CoinDesk