CIO da Blackrock: Bitcoin e outras criptomoedas são ativos duráveis e os preços vão subir
O diretor de investimentos de renda fixa global da Blackrock, a maior gestora de ativos do mundo, diz que bitcoin e outras criptomoedas são ativos duráveis.
Acho que há uma recalibração saudável em andamento, disse ele, observando que se você olhar daqui a dois ou três anos, eles serão maiores do que hoje.
Executivo da Blackrock em Bitcoin e Crypto
Rick Rieder, diretor de investimentos (CIO) de renda fixa global da Blackrock, compartilhou sua visão sobre bitcoin e criptomoeda em entrevista ao Yahoo Finance Live na quinta-feira. A Blackrock é a maior gestora de ativos do mundo, com cerca de US$ 10 trilhões em ativos sob gestão (AUM).
Rieder foi questionado sobre como o mercado de criptomoedas vai reagir quando o Federal Reserve começar a se apertar agressivamente. O Fed elevou sua taxa de referência em 75 pontos base esta semana – o maior aumento desde 1994.
O CIO explicou:
Acho que as pessoas subestimam. Quando você deixa as taxas em níveis tão baixos por um período de tempo tão extenso… quando você mantém a política muito fácil, a alavancagem se acumula no sistema corta ‘como faço para capturar o retorno rapidamente’ – e você está vendo muito da alavancagem que foi construídos em torno de criptomoedas se descolam rapidamente.
No entanto, ele enfatizou:
Ainda acho que bitcoin e criptomoeda são ativos duráveis. É um negócio durável, mas havia muito excesso construído em torno dele.
Rieder descreveu:
Não é muito diferente da bolha da internet… se você voltar para os anos 99 e 2000, a internet foi uma má ideia? Não, não foi uma má ideia. Mas você criou tanto excesso em torno disso e você só precisa desequilibrar essa dinâmica, e acho que estamos vendo isso hoje.
Ele observou:
Os mercados caem cinco vezes mais rápido do que sobem… É por isso que você estava vendo esse incrível desenrolar.
Embora reiterando que ele ainda acha que bitcoin e cripto são ativos duráveis que “vão continuar”, o executivo da Blackrock opinou:
Eu acho que há uma recalibração saudável acontecendo. É uma questão de quanto essa recalibração vai.
Quando perguntado sobre os preços das principais criptomoedas, ele admitiu que para as criptomoedas:
É muito difícil quando não há valor intrínseco verdadeiro. Então, o que vale? Vale a pena o que a próxima pessoa vai pagar.
Ele continuou:
Meu sentido é que, em todas essas situações, você ultrapassa, e meu palpite é que você provavelmente tem alguma desvantagem a partir daqui. Mas é difícil dizer o que é valor justo.
O diretor de investimentos da Blackrock compartilhou ainda:
Meu senso é como muitos ativos, se você olhar daqui a dois ou três anos, eles serão maiores do que hoje.
Mas pode ultrapassar o lado negativo. Isso é difícil de descobrir, assim como o ouro, porque não consigo descobrir meu múltiplo de fluxo de caixa livre e qual é minha segurança por baixo dele, concluiu.
Rieder fez alguns comentários pró-bitcoin no passado. Em novembro de 2020, ele disse que a criptomoeda veio para ficar, observando que o bitcoin poderia substituir o ouro. Ele também disse que o BTC é muito mais funcional do que passar uma barra de ouro.
Em setembro do ano passado, ele revelou que possui um pequeno pedaço de bitcoin, enfatizando:
Gosto de ativos voláteis que têm convexidade ascendente. Pude ver o bitcoin subir significativamente.
Fontes de pesquisa: The Paradise, BlackRock e Twitter.
In the current market turmoil, it can be hard to step back and think about structural trends over a medium-term horizon (2-5 years). #QuestionOfTheWeek: Looking ahead, which scenario do you believe is most likely to dominate your investment views?
— BlackRock (@BlackRock) June 2, 2022
Escritor, Compositor e Poeta, não necessariamente nesta ordem. Fissurado em Sci-fi e SteamPunk. Estudando e conhecendo as fascinantes redes Blockchain.