Lockdown Mode é o novo aplicativo da Apple, a fim de proteger a privacidade dos usuários
O novo aplicativo Lockdown Mode favorecerá os usuários com uma proteção extrema, tornando mais seguro de ataques cibernéticos
A Apple está dobrando a preservação da privacidade do usuário ao lançar um novo recurso de modo de bloqueio.
O novo recurso oferece segurança e proteção sem precedentes contra-ataques de spyware direcionados. A empresa disse que um pequeno número de indivíduos de alto risco, como ativistas de direitos humanos, jornalistas, diplomatas e dissidentes, enfrentam perigos de spyware mercenário patrocinado pelo Estado e que está comprometida em protegê-los.
De acordo com o anúncio da empresa, o Lockdown Mode estará disponível no iOS 16, iPadOS 16 e macOS Ventura, podendo ser lançado entre setembro e novembro.
Ivan Krstić, chefe de engenharia e arquitetura de segurança da Apple, disse que o novo app reflete o “compromisso inabalável” da empresa em proteger os usuários dos ataques mais raros e sofisticados.
- Veja também: Genesis ajudou a liquidar a Three Arrows Capital
Embora a grande maioria dos usuários nunca seja vítima de ataques cibernéticos altamente direcionados, trabalharemos incansavelmente para proteger o pequeno número de usuários que são. Isso inclui continuar projetando defesas especificamente para esses usuários, bem como apoiar pesquisadores e organizações em todo o mundo fazendo um trabalho extremamente importante na exposição de empresas mercenárias que criam esses ataques digitais.
O modo de bloqueio fortalecerá as defesas do dispositivo e limitará certas funcionalidades quando ativado. A primeira versão do Lockdown Mode bloqueará a maioria dos anexos de mensagens que não sejam imagens, desabilitará certas tecnologias da Web, como a compilação JIT JavaScript, e bloqueará chamadas do FaceTime de números que o usuário não contatou.
Todas as conexões com fio a um computador ou acessório serão bloqueadas quando o dispositivo estiver bloqueado e o dispositivo não poderá entrar no gerenciamento de dispositivos móveis (MDM) enquanto o modo de bloqueio estiver ativado.
A Apple disse que continuaria adicionando novas proteções ao longo do tempo. A empresa lançou um generoso programa Apple Security Bounty para fortalecer ainda mais o modo para recompensar pesquisadores e hackers de chapéu branco que podem contornar o modo de bloqueio e ajudar a melhorar seus recursos. As recompensas padrão da Apple são dobradas por coisas qualificadas no modo de bloqueio e chegam a US$ 2 milhões.
Além do programa de recompensas, a Apple também lançou uma doação de US$ 10 milhões para apoiar organizações que investigam e previnem ataques cibernéticos altamente direcionados, incluindo aqueles criados por empresas privadas que desenvolvem spyware mercenário patrocinado pelo Estado. A Apple mencionou especificamente o NSO Group, uma empresa de software israelense por trás do controverso spyware Pegasus.
Acredita-se que o NSO Group esteja por trás de ferramentas e softwares de hackers que burlam a segurança integrada dos produtos Microsoft, Meta, Alphabet e Cisco. Em novembro do ano passado, o governo dos EUA sancionou o NSO Group e quatro outras empresas por desenvolver e vender spyware. No mesmo mês, a Apple entrou com uma ação contra o NSO Group e sua controladora OSY Technologies por usar o Pegasus para atingir seus usuários nos EUA, conforme divulgado por Reuters.
Com poucas informações reveladas sobre o funcionamento interno do Lockdown Mode, ainda não está claro como isso afetará os aplicativos de criptomoeda em dispositivos Apple. Enquanto alguns especulam que isso pode prejudicar o funcionamento de vários dApps e carteiras, outros acreditam que trará uma camada de segurança muito necessária para serviços baseados em blockchain na Apple.
Formado em Administração de Empresas, sou entusiasta da tecnologia e fascinado pelo mundo das criptomoedas, me aventuro no mundo do trade, sendo um eterno aluno. Bitcoin: The money of the future