Federais dos EUA veem o dólar digital como uma saída para a estabilidade financeira
Office of Financial Research dos EUA diz que o dólar digital pode estabilizar as finanças, mesmo o Banco Central sendo contra
Um dólar digital emitido pelo governo poderia realmente ajudar a estabilizar um sistema financeiro instável de maneiras importantes, de acordo com pesquisadores federais dos EUA que publicaram um artigo na terça-feira. As descobertas podem contrariar os lobistas financeiros que esperam afastar o governo de tal moeda.
O Office of Financial Research (OFR), um braço do Departamento do Tesouro dos EUA que estuda os riscos para o sistema financeiro, analisou como uma moeda digital do Banco Central (CBDC) afetaria o funcionamento interno das finanças dos EUA, e o jornal concluiu que as preocupações sobre um pânico futuro que leva as pessoas a mover rapidamente ativos para dólares digitais pode ser exagerado.
Os autores do artigo disseram que um CBDC daria ao governo um sistema de alerta precoce, agindo como um canário na mina de carvão que pode estudar em busca de sinais de perigo. Mais fluxos em dólares digitais diriam aos reguladores que problemas podem estar se formando.
- Veja também: Cardano (ADA) pode atingir o patamar de US$ 4 e ultrapassar o valor de mercado da Ethereum?
“Observar o fluxo de fundos em um CBDC pode permitir que os formuladores de políticas infiram quando uma corrida pelos depositantes de um Banco está em andamento mais rapidamente e colocar os Bancos com problemas em resolução mais cedo”, de acordo com o artigo, escrito por Todd Keister da Rutgers University e Cyril Monnet da Universidade de Berna. E saber que tal atividade irá desencadear preocupação com agências de vigilância pode desencorajar ainda mais os grandes depositantes de sacar fundos e desencadear esse processo.
A existência de uma CBDC durante tempos normais também criaria menos incentivos para os depositantes fugirem de um banco fraco quando uma crise estourar, disseram eles, porque removerá alguns dos benefícios da “transformação de vencimento” em que os bancos ganham com empréstimos. dinheiro em prazos mais curtos do que eles emprestam. Assim, os Bancos seriam um pouco mais estáveis antes da crise acontecer, disse o jornal OFR.
Jaret Seiberg, analista do Cowen Group, disse que o relatório da OFR parece estar afastando as objeções dos banqueiros de Wall Street ao dólar digital. “Vemos [o relatório] como uma ferramenta que os defensores do dólar digital podem usar para justificar o prosseguimento dos planos de preparar uma criptomoeda do banco central para o lançamento”, escreveu Seiberg em uma nota de pesquisa de terça-feira aos clientes.
O vice-presidente do Federal Reserve, Lael Brainard, cuja agência acabaria sendo a que emitiria um dólar digital, também fez algumas observações positivas sobre um potencial CBDC na semana passada. “Uma forma nativa digital de dinheiro seguro do banco central pode aumentar a estabilidade, fornecendo a camada de liquidação confiável e neutra no futuro sistema financeiro criptográfico”, disse Brainard, embora já tenha alertado anteriormente que o esforço para lançar um CBDC nos EUA poderia levar o Fed como enquanto cinco anos .
Formado em Administração de Empresas, sou entusiasta da tecnologia e fascinado pelo mundo das criptomoedas, me aventuro no mundo do trade, sendo um eterno aluno. Bitcoin: The money of the future