“Cripto Vale” declara que votação teste baseada em blockchain foi um sucesso
Zug, uma cidade da Suíça conhecida como “Vale Cripto”, foi bem sucedida no primeiro teste de seu sistema de votação baseado em blockchain.
Leia mais: Grandes bancos europeus completam trocas em blockchain da IBM
A cidade suíça lançou uma plataforma piloto de “e-votação” baseada em blockchain, como parte dos esforços da cidade para abraçar a tecnologia. O processo de votação ocorreu entre os dias 25 de junho até 1 de julho, armazenando informações referentes aos votos e identidades dos residentes no sistema.
O swissinfo.ch, veículo de notícias propriedade da Swiss Broadcasting Corporation, relatou na segunda-feira que o chefe de comunicações da cidade, Dieter Müller, alegou que o processo foi um sucesso.
Após os resultados positivos, Müller afirmou que os detalhes técnicos do processo de votação serão avaliados durante os próximos meses.
Leia mais: Bitmain é agora uma das 21 entidades processando transações da EOS
Segundo um comunicado da imprensa do governo da cidade em 25 de junho, o objetivo de construir esta plataforma baseada em blockchain é tornar o processo de votação mais seguro e menos suscetível à manipulação sutil.
O sistema de “e-votação” foi desenvolvido pela Luxoft, uma companhia de software localizada em Zug, em parceria com a cidade e com o departamento de ciência da computação da Universidade de Ciências Aplicadas de Lucerna.
À época, Vasily Suvorov, CTO da Luxoft, afirmou:
“Existem preocupações sobre votações eletrônicas, pois o voto é um mecanismo fundamental. É por isso que nós acreditamos que esta tecnologia não deveria pertencer a uma companhia. Nós construiremos uma plataforma de votação eletrônica ‘open source’, de forma que as pessoas possam entender o que a tecnologia é e como ela trabalha. Nós queremos encorajar mais pessoas a desenvolver aplicações baseadas em blockchain para os governos do mundo todo.”
Fonte: CoinDesk