DEX da Cardano registra aumento de 54.000% em seu valor total bloqueado
O crescimento da plataforma no curto prazo também é digno de nota.
DEX em alta
Segundo o DefiLlama, a exchange descentralizada (DEX) FluidTokens registrou aumento de 54.000% em seu valor total bloqueado (TVL). A plataforma permite a usuários realizar empréstimos ou garantir liquidez por meio de CNFTs (NFTs construídos sobre o ecossistema da Cardano).
Além disso, o ecossistema financeiro em questão cresceu cerca de 16% ao longo dos últimos sete dias.
TVL é uma métrica utilizada para calcular o valor total bloqueado em uma plataforma financeira. Usuários optam por bloquear parte de seu saldo em carteiras específicas para garantir liquidez a sistemas econômicos descentralizados; após o período de carência, é possível resgatar tanto o valor investido como as recompensas oriundas do período de bloqueio.
- Veja também: Bancor DEX pausa proteção de perda impermanente
Investidores mais arrojados bloqueiam certas quantias em plataformas de empréstimos para receber dividendos interessantes no longo prazo. De maneira geral, as recompensas são mais interessantes que as de sistemas financeiros centralizados e tradicionais.
Performance impressionante
A WingRiders (WRT), primeira colocada no ranking de TVL, apresentou aumento de 84,93% no último mês – performance percentualmente muito inferior à da DEX em questão.
Por outro lado, as plataformas subsequentes apresentaram considerável queda no mesmo período: Minswap (-24,13%), SundaeSwap (-21,13%), MuesliSwap (-14,10%) e MeowSwapFi (-73%).
Cardano (ADA) caiu 86,2% desde sua máxima histórica, segundo dados do CoinGecko. Apesar disso, a DEX FluidTokens mostra grande resiliência durante o inverno cripto.
Jornalista, trader e entusiasta de tecnologia desde a infância. Foi editor-chefe da revista internacional 21CRYPTOS e fundador da Escola do Bitcoin, primeira iniciativa educacional 100% ao vivo para o mercado descentralizado. Foi palestrante na BlockCrypto Conference, em 2018.