“Sheik dos Bitcoins” aplicou golpe multimilionário em italianos
O criminoso ficou conhecido no Brasil por ter aplicado um golpe milionário em Sasha, filha de Xuxa.
O “Sheik dos Bitcoins” chamado Francisley
Segundo reportagem do Cointelegraph, Francisley Valdevino da Silva, conhecido como “Sheik dos Bitcoins”, teria aplicado um golpe de mais de 2 milhões de euros em vítimas de Milão, na Itália.
Giorgio Cambiaghi, 73 anos, diz ter perdido as economias de sua vida: 2,1 milhões de euros foram entregues a Francisley por meio da Rental Coins, plataforma fraudulenta de investimentos em criptomoedas.
Outra vítima foi Amina Barosi, 50 anos, que perdeu 170 mil euros durante o embuste. O golpista prometia ganhos fixos mensais de 13,5% sobre o valor total investido.
Ambos foram convencidos por uma pessoa não identificada. A empresa, sediada em Londres, trouxe uma falsa sensação de transparência e seriedade à dupla, que fez grandes aportes na carteira do golpista.
Ainda segundo a reportagem, mais de 10 pessoas foram lesadas pela empresa do “Sheik dos Bitcoins”.
Golpe no Brasil
Francisley fechou acordo com Sasha Meneghel, filha da apresentadora Xuxa, bem como com seu marido, João Figueiredo. O casal perdeu R$ 1,2 milhão com o embuste.
O “Sheik dos Bitcoins” está sendo acusado por 20 investidores de Apucarana, no Paraná, por promover esquema de pirâmide com criptomoedas. As perdas estimadas são de US$ 4 milhões.
Segundo o jornal O Globo, uma das mansões do golpista está com cinco bloqueios judiciais por conta de ações movidas por credores.
Jornalista, trader e entusiasta de tecnologia desde a infância. Foi editor-chefe da revista internacional 21CRYPTOS e fundador da Escola do Bitcoin, primeira iniciativa educacional 100% ao vivo para o mercado descentralizado. Foi palestrante na BlockCrypto Conference, em 2018.