Instituto FedEx fecha parceria com empresa farmacêutica para utilizar blockchain na distribuição de medicamentos contra o câncer
O Instituto de Tecnologia FedEx anunciou sua parceria com a companhia de serviços farmacêuticos Good Shepherd Pharmacy, cujo objetivo é desenvolver uma nova infraestrutura baseada em blockchain para ajudar pacientes com câncer a conseguirem seus medicamentos, relatou o veículo de notícias Commercial Appeal.
Leia mais: Coreia do Sul afrouxará as regras sobre criptomoedas com auxílio da diretiva do G20
O instituto é uma organização que serve como promotora de pesquisas interdisciplinares sobre tecnologias emergentes, operando em conjunto com a infraestrutura de pesquisa da Universidade de Memphis. O Instituto de Tecnologia FedEx foi lançado em fevereiro deste ano, a fim de tornar a Universidade de Memphis um centro de tecnologia e pesquisas.
A Good Shepherd Pharmacy reconheceu o blockchain como meio para recuperar medicamentos não utilizados por pacientes com câncer, com o intuito de repassá-los aos pacientes hipossuficientes que não têm como comprar tais medicamentos. Um registro seguro e imutável viabilizaria uma distribuição segura e confidencial de informações médicas. O CEO da Good Shepherd Pharmacy, Phil Baker, afirmou:
“Apenas no Tennessee, mais de US$10 milhões em medicamentos dentro do prazo de validade são perdidos todo ano. O blockchain é uma solução para este problema. O projeto REMEDI (REcuperando MEDIcamentos) divergirá medicamentos válidos das mãos de pacientes que não os utilizarão.”
Leia mais: “Espero que elas queimem no inferno”: Vitalik Buterin opina sobre exchanges centralizadas
O Instituto sediará um evento para atrair especialistas e entusiastas da esfera blockchain para discutir a iniciativa proposta pela Good Shepherd. O evento será sediado com auxílio da Blockchain 901, uma organização profissional que objetiva expandir a força de trabalho sobre esta tecnologia emergente.
Em maio, o CEO do FedEx, Fred Smit, afirmou que o blockchain é:
“A próxima fronteira que mudará as cadeias logísticas do mundo todo.”
Em fevereiro, o FedEx se juntou à Blockchain in Transport Alliance (BiTA), um grupo cujos membros incluem o operador ferroviário dos Estados Unidos BNSF, a JD Logistics e a GE Transportation.
No mês passado, outro projeto farmacêutico focado em blockchain foi anunciado pela Microsoft e pelo provedor de soluções de rastreamento de suprimentos, Adents. O novo sistema oferece um rastreamento de ponta a ponta e visibilidade desde o ponto de origem até o final da cadeia de suprimento, permitindo que seus usuários rastreiem um produto dentro de uma determinada cadeia.
Leia mais: Bitcoin dá um importante passo em direção à privacidade com a carteira Wasabi
Fonte: The Cointelegraph