Cinco universidades oferecem “cripto cursos” em Espanha, Argentina e Venezuela

Cinco universidades oferecem cripto cursos em três países cuja língua nativa é o espanhol. Dentre os principais tópicos de estudo estão Bitcoin, Ethereum, criptomoedas, blockchains, ofertas iniciais de moedas (ICOs), smart contracts, DAOs e cripto economia.

Leia mais: Binance doa US$1 milhão para as vítimas das enchentes que assolaram o oeste do Japão

Universidad de Alcalá, Espanha

A Universidad de Alcalá é uma universidade pública localizada em Alcalá de Henares, Madrid. Foi considerada um patrimônio do mundo pela Unesco, e é uma das mais antigas universidades da Europa, fundada em 1293.

A universidade agora oferece um curso intitulado “Mestrado em Ethereum, Tecnologia Blockchain e Cripto Economia.”

O curso é direcionado a profissionais, estudantes e pessoas apenas interessadas em aprender sobre tecnologias baseadas em blockchain de uma perspectiva integrativa técnica, econômica, social e legal, detalha o site da instituição.

“O objetivo do estudo é fornecer treinamento compreensivo no campo da tecnologia blockchain, DAOs e smart contracts, incluindo criptomoedas como um caso especial e transversal, visto de uma tripla perspectiva: tecnológica, econômica-financeira e regulatória.”

unesco
Universidad de Alcalá

Universidad Autónoma de Madrid, Espanha

A Universidad Autónoma de Madrid (UAM) é uma universidade pública localizada no norte da capital espanhola. Estabelecida em 1968, a entidade está atualmente oferecendo um curso curto, de 18 a 20 de julho, intitulado “Blockchain: de criptomoedas a redes de negócios.”

“Neste curso, os fundamentos técnicos do blockchain do Bitcoin serão introduzidos, com uma aproximação eminentemente prática, mostrando suas limitações e colocando uma ênfase especial nos problemas que ele apresenta sobre o gerenciamento inteligente de arquivos e sua autoria,” segundo a descrição do curso.

“Como soluções para estes problemas, o conceito de smart contracts, bem como sua implementação e uso, serão introduzidas em Ethereum e Hyperledger. Finalmente, possíveis modelos e redes de negócio baseados em blockchain serão discutidos.”

Universidad Europea Madrid, Espanha

A Universidad Europea Madrid é uma universidade privada com mais de 16 mil estudantes. A instituição de ensino oferece um diploma de pós graduação em Bitcoin e blockchain, estando o curso previsto para começar em outubro.

Seis módulos estão incluídos no curso: tecnologia blockchain; básicos do Bitcoin; segurança e investigação do blockchain; aspectos legais ligados a criptomoedas; inovação com blockchain; e desenvolvimento de projetos.

“Quando você finalizar o curso, estará apto a analisar de forma crítica a viabilidade técnica e legal das soluções baseadas em tecnologias blockchain, e desenvolver projetos integrais relacionados a criptomoedas. Você será um profissional do setor tecnológico, capaz de identificar oportunidades inovadoras por trás do uso convencional da tecnologia, acrescentando valor a qualquer companhia do setor financeiro ou ICT.”

Leia mais: Ethereum exibe apreciação de 5%, mercado obtém US$11 bilhões em capitalização

Instituto Tecnológico de Buenos Aires, Argentina

O Instituto Tecnológico de Buenos Aires (ITBA) é uma universidade privada focada em tecnologia da informação, negócios e estudos de engenharia.

O instituto oferece um diploma intitulado “Criptoeconomia: contratos inteligentes em blockchain e criptomoedas,” que vai do dia 11 de julho até 26 de setembro.

“O curso foi designado especialmente para pessoas que começam do zero, ou com conhecimento básico, e querem aprender sobre as razões, mecânicas e oportunidades disruptivas em um nível tecnológico e monetário, além de entender como funcionam como forma de investimento, compreendendo o presente e futuro do mundo das cripto-economias.”

Segundo o instituto:

“O programa é focado para aqueles que querem começar e adquirir o conhecimento básico e intermediário para entender o mundo das criptomoedas, tokens, ICOs, smart contracts e os diferentes tipos de blockchains.”

Leia mais: Divisão de Blockchain do Facebook conta com novo diretor de engenharia

Instituto de Estudios Superiores de Administración, Venezuela

O Instituto de Estudios Superiores de Administración (IESA) é uma escola de negócios privada da Venezuela, que conta com campus em Caracas, Maracaibo e Valência. Ela foi fundada em 1965.

A escola oferece atualmente um curso intitulado “Criptomoedas, blockchain e negócios na nova economia, oportunidades e desafios para gerenciamento e negócios.”

O curso de 60 horas tem início em 20 de julho e termina em 29 de setembro. Seu conteúdo inclui “bitcoin, criptomoedas e a evolução do dinheiro”, além das experiências internacionais em regulamentação de bitcoin e tecnologia blockchain. O curso ainda oferece ensinar aos estudantes como empreender na nova economia e sua transformação digital, além de tratar sobre fintech como o resultado da inovação da nova economia no sistema financeiro, e meios de pagamento.

IESA front
Instituto de Estudios Superiores de Administración

Fonte: Bitcoin.com