Banco alemão oferece contas bancárias corporativas para cripto empresas europeias
Empresas relacionadas a blockchain e criptomoedas costumam enfrentar barreiras impostas por instituições financeiras tradicionais dentro da União Europeia. Contudo, agora elas podem respirar aliviadas.
O SolarisBank, da Alemanha, recebeu as licenças necessárias para oferecer contas bancárias corporativas para empresas relacionadas a criptomoedas operando na Área Econômica Europeia. Companhias desta área podem consequentemente abrir uma “conta para companhias de blockchain” utilizando moedas fiat.
Leia mais: Ant Financial reconhece blockchain como uma das cinco tecnologias que dominarão as indústrias
Preenchendo uma lacuna do mercado
O novo serviço segue a revelação da Fábrica de Blockchain do solarisBank, cujo objetivo é fornecer uma ponte tecnológica e regulatória entre o setor blockchain e a área bancária.
O novo produto do solarisBank é a Automated Trust Account, que é basicamente uma conta de garantia automatizada para um mercado de criptomoedas. Esta conta facilitará a compra e venda de moedas fiat em exchanges e mercados globais.
O solarisBank já firmou uma parceria com o vPE Bank para permitir a negociação de criptomoedas a nível institucional. Mais serviços ainda estão prestes a ser implementados, e isso inclui oferecer serviços bancários digitais, bem como cartões de débito a empresas de blockchain.
Mais valor para os clientes
Segundo o CTO do solarisBank, Peter Grosskopf, esta nova implementação melhorará a segurança e conveniência, especialmente quando ligada com carteiras e mercados.
“O próximo passo lógico é conectar nossos serviços bancários digitais e soluções de cartão de débito com exchanges e carteiras, de forma que nossos parceiros possam criar sua própria experiência cripto bancária. Estas contas reduzem significativamente o risco para seus consumidores finais, e torna a troca e posse de criptomoedas não só mais convenientes, como mais seguras,” escreveu Grosskopf em uma postagem.
Segundo o CEO da instituição financeira, que a descreve como uma empresa tecnológica com uma licença bancária, Roland Folz, uma alta demanda por um parceiro licenciado capaz de fornecer o vínculo regulatório e tecnológico com os sistemas tradicionais de bancos existe no campo das criptomoedas e do blockchain. Além do vPE, a instituição financeira alemã, que tem pouco mais de dois anos, está em processo de implementar mais parcerias este ano.
Leia mais: Cinco universidades oferecem “cripto cursos” em Espanha, Argentina e Venezuela
Setor financeiro tradicional se encontra com o futuro
O revolucionário solarisBank não é a primeira instituição financeira da Europa a oferecer contas corporativas para empresas relacionadas a blockchain e criptomoedas. O Bank Frick, de Liechtenstein, já conduz negócios com companhias do setor cripto há algum tempo. E, no mês passado, o Hypothekarbank Lenzburg se tornou o primeiro banco da Suíça a oferecer contas corporativas para empresas da cripto esfera.
Apesar da postura mais progressiva da Suíça em relação às criptomoedas e tecnologia blockchain, startups do campo ainda acham uma tarefa difícil abrir contas corporativas com instituições financeiras tradicionais no país. Isso fez com que algumas empresas da cripto esfera recorressem aos bancos em Liechtenstein.
Ao anunciar sua decisão, contudo, o Hypothekarbank Lenzburg revelou que devido ao fato de que conduzir as diligências necessárias para empresas relacionadas a criptomoedas e blockchain envolver mais custos, as contas corporativas para empresas deste ramo serão mais caras.
Leia mais: Binance doa US$1 milhão para as vítimas das enchentes que assolaram o oeste do Japão
Fonte: CCN