Monero é “uma criptomoeda centralizada e mal-feita”, diz Jimmy Song

song01 interna
Jimmy Song, desenvolvedor do Bitcoin Core, critica pesadamente a Monero (XMR). Imagem: Reprodução

Desenvolvedor do Bitcoin Core disse que a Monero possui uma “blockchain desnecessária”.

Jimmy Song lança mais uma polêmica

Em publicação feita hoje (31) em seu Twitter, Jimmy Song, desenvolvedor do Bitcoin Core, afirmou que a Monero (XMR) é “uma criptomoeda chaumiana centralizada e mal-feita”:

“Por quê? Porque eles imprimem seu próprio dinheiro e tem uma blockchain desnecessária.”

De maneira simplista, o protocolo chaumiano vincula o emissor ao destinatário de todas as transferências. Certas características de privacidade são atreladas ao código dos ativos digitais para garantir o anonimato das transações. No caso da Monero, não há como rastrear as transações por meio de sua blockchain.

Público reage às informações

A maior parte dos comentários presentes na postagem de Song são negativos. Um usuário, intitulado @maxtannahill, citou uma publicação do dia 13 de abril de Seth, apresentador do Opt Out Podcast, que acusou o desenvolvedor de fazer uso de sua autoridade no meio cripto para causar desinformação:

“Você não sabe o que é Monero, tampouco sobre e-cash chaumiano. Vergonhoso.”

Outro, conhecido no Twitter como @jicamet, fez um questionamento interessante a Song: “Quantas blockchains são necessárias?”.

Polemista das antigas

Jimmy Song é um dos usuários mais conhecidos da indústria blockchain, visto tratar-se de um dos desenvolvedores mais midiáticos do Bitcoin.

Ele afirma que a tecnologia blockchain é superestimada e várias vezes utilizadas por empresas como ferramenta publicitária.

Em 2019, o programador criticou abertamente Vitalik Buterin, um dos fundadores do Ethereum (ETH):

“Se você possui ETH, você confia neste cara. Lembra-se de Proof-of-Stake? Lembra-se de que o código é a lei? Ele mente como um político. Oh, espere, isso é exatamente o que ele é.”

Em entrevista ao Crypto Insider, Song disse que “EOS é um scam” e que “Ethereum é amador e estúpido”.  

Foto de Rafael Motta
Foto de Rafael Motta O autor:

Jornalista, trader e entusiasta de tecnologia desde a infância. Foi editor-chefe da revista internacional 21CRYPTOS e fundador da Escola do Bitcoin, primeira iniciativa educacional 100% ao vivo para o mercado descentralizado. Foi palestrante na BlockCrypto Conference, em 2018.