Hard Fork da Blockchain Monero aprimorou a segurança e a privacidade da cripto
Hard Fork do Monero (XMR) foi realizado com sucesso
A criptomoeda Monero (XMR), um dos protocolos mas significativo do ecossistema completou seu hard fork neste final de semana, o foco principal foi a privacidade e segurança.
De acordo com a divulgação no site oficial da criptomoeda, o hard fork introduziu uma série de modificações no processo interno de assinatura múltipla para facilitar o fluxo de dados, como conjuntos de chaves e sincronização de dados entre carteiras.
Fork bem sucedido por Monero
Quase quatro meses após o anúncio do Monero, o hard fork foi realizado com sucesso no bloco 2.688.888, graças aos esforços combinados de mais de 70 desenvolvedores. Uma das principais mudanças introduzidas com o fork é um aumento no tamanho do anel do Monero de 11 para 16, os fiadores agora são necessários para aprovar assinaturas em anel. As assinaturas de anel tornam impossível rastrear a origem das transações de rede.
Para fortalecer a privacidade da rede, o algoritmo bulletproof foi aprimorado para bulletproof+, uma técnica de prova de conhecimento zero lançada em 2018. O Bulletproof+ oculta os valores precisos das transações e exibe apenas a origem e o destino das transações, com isto as transações serão mais rápidas e terá uma redução de tamanho, cerca de 5-7%, bem como melhorias em seu mecanismo multisig.
Outra melhoria realizada foi a adição da opção “Visualizar tags”, um novo recurso que acelera a sincronização da carteira em 30% a 40%,. Isso é essencial para melhorar a eficiência de todo o ecossistema Monero (XMR).
Parabéns por uma atualização de rede bem-sucedida!
Monero agora é mais privado e eficiente com ringsize 16, Bulletproofs+ e tags de visualização!
Certifique-se de que seu nó/carteira esteja atualizado para continuar usando o Monero.
Privacidade e fungibilidade são importantes, e é emocionante continuar melhorando!”
Mesmo anunciando o sucesso da 16º atualização, a criptomoeda não despertou euforia na comunidade cripto, pois não houve grandes mudanças no preço do ativo, no momento da edição deste artigo a criptomoeda em questão esta sendo negociada a US$ 165,02, com desvalorização de 0,63% nas últimas 24 horas e 1,36% se comparado com a semana anterior, o ativo ocupa o 28 lugar na CoinMarketCap.
Monero já foi alvo do estado
As tecnologias de privacidade agora são uma faca de dois gumes para os consumidores do setor de criptomoedas. No entanto, a maioria dos usuários deseja apenas empregar o anonimato para proteger seu direito de movimentar seu dinheiro secretamente. Muitos criminosos fazem uso desses protocolos para lavar dinheiro e fugir do alcance da lei, como vimos com o sistema Tornado Cash.
A empresa CipherTrace fez um comunicado que havia feito uma ferramenta que tirava a criptografia da rede Monero e revelava o anonimato, a empresa de inteligência desenvolveu este sistema a pedido do Departamento de Segurança dos EUA.
Devido as ações regulatória, algumas exchanges, como a Coinbase, deixaram de listar a XMR, o CEO Brian Armstrong afirmou em 2020 que os reguladores remendaram a não listagem da XMR.
No ano de 2021, na Noruega, o departamento de policia informou que tinha uma equipe para tentar quebrar o código do Monero.
Formado em Administração de Empresas, sou entusiasta da tecnologia e fascinado pelo mundo das criptomoedas, me aventuro no mundo do trade, sendo um eterno aluno. Bitcoin: The money of the future