Sanções contra a Tornado Cash abrem precedentes perigosos, diz fundador da Cardano
A Agência de Segurança Nacional norte-americana mostrou grande preocupação com o número de criminosos utilizando a plataforma
Tornado Cash e a censura
Charles Hoskinson, fundador da Cardano (ADA), disse que o banimento da Tornado Cash, plataforma de mixagem de criptomoeda, abre precedentes perigosos à indústria blockchain.
O Departamento do Tesouro dos Estados Unidos impediu que os usuários sob sua jurisdição façam uso da ferramenta de privacidade. Segundo a agência, criminosos foram capazes de lavar US$ 7 bilhões em ativos digitais por meio da Tornado Cash.
Hoskinson afirma que proibir um código por ter sido utilizado de maneira errada é uma violação à liberdade de expressão:
“O protocolo de entendimento que temos como desenvolvedores é que, quando escrevemos um código, trata-se de uma expressão. Contanto que não nos envolvamos na execução e no uso para propósitos, estamos apenas escrevendo; é como escrever um livro.”
A culpa é do atirador, não da arma
O fundador da Cardano prosseguiu: “Se, por exemplo, você escrever os livros “Como fazer cianeto” ou “Como construir uma bomba”, são apenas palavras. Você não está dizendo a ninguém para fazer isso”.
Por fim, Hoskinson disse que, “em uma sociedade livre, nós geralmente permitimos às pessoas que escrevam tais coisas” e “é incrivelmente desconfortável quando eles (o governo) começam a dizer não”.
Os reguladores estariam exagerando ao banir a Tornado Cash, tendo em vista que o desenvolvedor nunca participou de seu uso ou disse a outros como usá-lo.
Jornalista, trader e entusiasta de tecnologia desde a infância. Foi editor-chefe da revista internacional 21CRYPTOS e fundador da Escola do Bitcoin, primeira iniciativa educacional 100% ao vivo para o mercado descentralizado. Foi palestrante na BlockCrypto Conference, em 2018.