Investidores institucionais estão trocando contratos futuros de Bitcoin pela criptomoeda física em Wall Street

Nesta semana, o Bitcoin galgou um importante passo para se tornar um instrumento financeiro mainstream, tendo em vista que dois investidores institucionais completaram a primeira exchange for physical (EFP) envolvendo contratos futuros de bitcoin.

Leia mais: Stellar em alta: altcoin valorizou 24% em apenas 7 dias

A EFP de bitcoin foi realizada pela CME e facilitada pela ED&F Man Capital Markets, uma vendedora registrada de contratos futuros, e pela itBit, uma exchange de escala institucional. A troca constituiu-se de dois traders institucionais trocando uma posição no mercado de contratos futuros de bitcoin da CME, por um montante equivalente ao ativo “físico”.

Os traders de Wall Street utilizaram a EFP para cobrir suas posições futuras e diversificar sua exposição aos ativos específicos. Eles podem também conferir às empresas influência, capital, impostos e benefícios de liquidez. Transações EFP são negociadas fora de uma exchange, geralmente com a assistência de um corretor, sendo reportadas posteriormente à exchange para que seja feita a compensação.

Embora seja comum em negociações de commodities, itBit e ED&F Man afirmaram que esta transação marcou a primeira vez em que uma EFP foi relatada a uma exchange de contratos futuros estadunidense, na qual o ativo “físico” é uma criptomoeda.

Leia mais: SEC adia decisão sobre ETFs baseados em Bitcoin para setembro

GettyImages 510365916

Falando sobre a troca, Brooks Dudley, da ED&F Man Capital Markets Inc., afirmou que este foi um importante passo no processo de maturação do bitcoin como um ativo regulamentado:

“Todos os dias nós facilitamos EFPs para nossos clientes com ativos físicos como grãos de soja, trigo e tesouros. EFPs no mercado de contratos futuros de bitcoin da CME marcam um importante passo no processo de amadurecimento do mercado de derivados de moedas digitais.”

Paul Ciavardini, diretor da plataforma de operações da itBit, acrescentou que soluções institucionais como EFPs continuarão a reduzir a fricção no mercado das criptomoedas.

A troca também é notória pelo fato da Comissão de Negociação de Contratos Futuros de Commodities dos Estados Unidos (CFTC), até então, ter aprovado apenas produtos futuros derivados de bitcoin que são compensados em dinheiro, o que quer dizer que os investidores recebem o valor em dinheiro pelo bitcoin quando um contrato expira, em vez de receber o ativo físico. Com a disponibilidade de EFPs, investidores institucionais terão mais flexibilidade sobre como irão interagir com esta nascente classe de ativos.

Leia mais: Analista de mercado da eToro: “Bitcoin está prestes a exibir sua maior ascensão da história”

Fonte: CCN