Rainbow Bridge intercepta hacker em 31 segundos

O criminoso acabou perdendo 5 ETH durante o processo
A ponte de arco-íris (não) está caindo
Alex Shevchenko, CEO da Aurora Labs, contou a história de um hacker que tentou tirar proveito de uma falha da Rainbow Bridge, uma ponte que garante a interoperabilidade entre as blockchains Aurora, Ethereum e NEAR.
Contudo, a tentativa fracassou e o criminoso perdeu 5 ETH (US$ 8 mil) durante o processo.
Para tanto, o hacker apresentou um bloco NEAR falso à Rainbow Bridge um depósito de segurança de 5 ETH. Acontece que a equipe por trás da tecnologia reagiu rapidamente à ameaça, neutralizando a tentativa em 31 segundos.
Uma equipe de supervisores estava disponível no momento para interceptar possíveis embustes. O hacker não apenas fracassou em sua empreitada, como perdeu o dinheiro utilizado para drenar os fundos dos usuários.
Rainbow Bridge quer mais segurança
Devido ao aumento do número de ataques hacker contra plataformas blockchain, Shevchenko disse que o time considera aumentar a quantia mínima necessária para depósitos de segurança.
Entretanto, parece que a ideia não foi muito bem recebida pela comunidade. O objetivo principal do projeto, afinal, é torná-lo o mais decentralizado possível.
Por fim, o CEO deixou uma mensagem ao hacker. Ele pediu que, em vez de tentar roubar fundos dos usuários, use seu conhecimento para participar dos programas de recompensa por bugs (bug bounty).
O autor: Rafael Motta Jornalista, trader e entusiasta de tecnologia desde a infância. Foi editor-chefe da revista internacional 21CRYPTOS e fundador da Escola do Bitcoin, primeira iniciativa educacional 100% ao vivo para o mercado descentralizado. Foi palestrante na BlockCrypto Conference, em 2018.