Rainbow Bridge intercepta hacker em 31 segundos
O criminoso acabou perdendo 5 ETH durante o processo
A ponte de arco-íris (não) está caindo
Alex Shevchenko, CEO da Aurora Labs, contou a história de um hacker que tentou tirar proveito de uma falha da Rainbow Bridge, uma ponte que garante a interoperabilidade entre as blockchains Aurora, Ethereum e NEAR.
Contudo, a tentativa fracassou e o criminoso perdeu 5 ETH (US$ 8 mil) durante o processo.
Para tanto, o hacker apresentou um bloco NEAR falso à Rainbow Bridge um depósito de segurança de 5 ETH. Acontece que a equipe por trás da tecnologia reagiu rapidamente à ameaça, neutralizando a tentativa em 31 segundos.
Uma equipe de supervisores estava disponível no momento para interceptar possíveis embustes. O hacker não apenas fracassou em sua empreitada, como perdeu o dinheiro utilizado para drenar os fundos dos usuários.
Rainbow Bridge quer mais segurança
Devido ao aumento do número de ataques hacker contra plataformas blockchain, Shevchenko disse que o time considera aumentar a quantia mínima necessária para depósitos de segurança.
Entretanto, parece que a ideia não foi muito bem recebida pela comunidade. O objetivo principal do projeto, afinal, é torná-lo o mais decentralizado possível.
Por fim, o CEO deixou uma mensagem ao hacker. Ele pediu que, em vez de tentar roubar fundos dos usuários, use seu conhecimento para participar dos programas de recompensa por bugs (bug bounty).
Jornalista, trader e entusiasta de tecnologia desde a infância. Foi editor-chefe da revista internacional 21CRYPTOS e fundador da Escola do Bitcoin, primeira iniciativa educacional 100% ao vivo para o mercado descentralizado. Foi palestrante na BlockCrypto Conference, em 2018.