Sinais de força do Bitcoin mostram interesse contínuo de compra
Horas antes deste artigo ser redigido, foi anunciado que o ETF dos gêmeos Winklevoss tinha sido rejeitado pela SEC, sendo ainda incerto qual impacto esta notícia terá na tendência macro do mercado. Antes da decisão sobre o referido ETF, os touros estavam demonstrando sua força, conforme o mercado do Bitcoin apresentava uma forte ascensão apoiada pela expansão do volume:
Leia mais: Botão do pânico, disputas judiciais e co-fundador se aventurando com criptomoedas: este é o Uber
Após testar novamente o alcance no qual se encontrava, o Bitcoin reagiu fortemente ao quebrar a resistência por meio da expansão do volume de troca. Iniciar uma ascensão por meio da expansão do volume de troca é uma característica do movimento Jump Across de Creek (JAC). Não cabe aqui ocupar o leitor com as minúcias da anatomia do trade, mas você pode imaginar o JAC como um teste de demanda após o mercado demonstrar sinais de exaustão. Essencialmente, o “córrego” (ou creek) pode ser imaginado como uma área de resistência que constantemente desgasta os touros e acaba com a vontade que eles têm de continuar comprando:
O principal “córrego” (circulado acima em rosa) é uma boa representação de uma área geral de resistência. Neste caso, a resistência está perfeitamente representada pela média móvel exponencial dos últimos 50 dias. O JAC ocorre quando a oferta do mercado diminui, possibilitando uma pressão de compra para romper os níveis de resistência.
Embora o córrego e o JAC sejam metáforas, nós podemos pensar que o aumento no volume de compra é o início da corrida e o JAC é o ato físico de saltar sobre um córrego (a média móvel exponencial acima mencionada). Geralmente, os mercados possuem córregos fundos e rasos — às vezes é possível ver diversos córregos rasos.
Leia mais: Google acrescenta Litecoin, Bitcoin Cash e Ethereum em sua calculadora de câmbio
Atualmente, o bitcoin revelou dois córregos pelos quais ele conseguiu saltar com um forte volume. O córrego raso (mostrado acima em vermelho) é a média móvel exponencial dos últimos 200 dias. Até agora, dois níveis de resistência foram ultrapassados sem sinal de ursos.
Um traço comum dos JACs é uma correção até a resistência recentemente rompida (agora transformada em suporte) para testar não apenas a oferta, como também a demanda no buyback do teste de suporte. No caso em análise, o suporte seria a média móvel exponencial dos últimos 200 dias.
Algumas horas antes desta matéria ser redigida, o ETF dos gêmeos Winklevoss foi negado pela SEC. Embora não seja provável que a proposta tenha sido um motivo por trás da recente movimentação, ela sem dúvida criará testes nas faixas mais baixas de valor. Se o mercado conseguir romper os atuais níveis de suporte, a média móvel exponencial dos últimos 200 dias será testada, sem sombra de dúvida.
A média móvel exponencial dos últimos 200 dias tende a ser um ótimo padrão em termos de saúde do mercado. A quebra desta média não deve ser tida como um sinal de força para que figuras maiores, aguardando uma oportunidade para adentrar o mercado finalmente, utilizem-na. Caso o mercado retrace até a média móvel exponencial dos últimos 200 dias e, se o suporte resistir, espera-se que uma ampla expansão do volume de troca impulsione o valor para novas altas, tendo em vista que este será um sinal de compra para muitos compradores laterais.
Resumindo:
- O Bitcoin continua vendo um sinal de força na forma de expansão de volume e crescente spread no valor. Esta dinâmica do mercado é uma mudança definitiva em relação aos meses que antecederam esta movimentação, e não deve ser subestimada;
- Foi possível passar as médias móveis exponenciais dos últimos 50 e 200 dias, sem sinais de fraqueza na demanda. Caso ocorra um retraçamento, espera-se que haja suporte na média móvel exponencial dos últimos 200 dias, onde o mercado deverá ser novamente avaliado;
- Caso o mercado mantenha o nível referente à média móvel exponencial dos últimos 200 dias, é provável que a expansão do volume reaja em qualquer ascensão iniciada neste nível de suporte.
Leia mais: Você pode se tornar um cidadão de Antígua e Barbuda com Bitcoin
Fonte: Bitcoin Magazine