Atomic Swaps entre Bitcoin e Litecoin estão mais próximas de se tornarem realidade

Em 2 de agosto, o ex-engenheiro do Google e criador da Litecoin, Charlie Lee, retweetou um post feito pela Litecoin School of Crypto [UASF] sobre um projeto relacionado a criptomoedas chamado “sparkswap”. A Litecoin School of Crypto é um site que publica conteúdo educacional sobre Litecoin. O post revelou:

“O projeto @sparkswap parece muito promissor. Você poderá trocar LTC e BTC por meio de atomic swaps, através da Lightning Network. Eles ainda não possuem um produto para a mainnet, mas eu gostei do que eu vi até agora! #Litecoin #Bitcoin”

Leia mais: Universidade do Paraná promove semana tecnológica e fala sobre o Bitcoin e Blockchain

No Medium oficial do sparkswap, um membro da equipe falou sobre todo o trabalho que tem sido direcionado ao projeto nos últimos meses. O blog definiu o sparkswap como uma forma de negociar criptomoedas sem a necessidade de requerer ou depositar ativos digitais em uma plataforma terceirizada. A ideia é eliminar os problemas de confiança associados a um intermediário.

A troca pode ser realizada em diversos blockchains diferentes, com a velocidade de transação sendo de até um segundo. Este é o padrão de muitas exchanges centralizadas e já estabelecidas. Atualmente, apenas transações entre dois blockchains, Bitcoin e Litecoin, estão disponíveis na plataforma.

Conforme mencionado no Twitter, a mainnet da sparkswap ainda não foi lançada. A postagem também revelou que o projeto prefere introduzir um software bem desenvolvido ao ecossistema, em vez de criar hype e whitepapers.

“Em uma indústria que, às vezes, parece valorizar o hype e whitepapers exagerados, nós optamos por desenvolver um software que funcione.”

Leia mais: Gods Unchained, primeiro e-sport baseado em blockchain do mundo, inicia sua pré-venda

0*P460Di5huslHVNtn

Até o momento, a equipe foi bem sucedida em executar as trocas BTC/LTC em testnets de criptomoedas. Consequentemente, a postagem no blog afirmou que o protocolo ainda está em fase “pré-alfa”.

Ao eliminar o envolvimento de terceiros, como exchanges, o sparkswap alega que os usuários não mais perderão seus ativos em caso de roubo. Ademais, eles não mais sofrerão com figuras maliciosas existentes no mercado ou nos governos locais. O sparkswap também assegurou que a sua base de clientes não será forçada a tomar a difícil decisão de priorizar entre ter controle sobre ativos, pares líquidos de troca e rápidas compensações.

Por fim, o projeto descreveu como funciona de forma sucinta:

“sparkswap torna possível realizar trocas peer-to-peer utilizando atomic swaps entre cadeias, sem necessidade de confiança, por meio da Lightning Network.”

Leia mais: Estado australiano investe em cripto startup para promover o turismo regional

Fonte: AMBCrypto