Regulador financeiro da Coreia do Sul quer utilizar blockchain no mercado de ações

O regulador financeiro da Coreia do Sul está defendendo a criação de um sistema para negociação de ações baseado em blockchain.

Leia mais: Maior exchange do mundo, Intercontinental Exchange, lançará mercado de contratos futuros de Bitcoin

A sugestão do Serviço de Supervisão Financeiro (FSS) foi parte de um novo estudo publicado pela agência na quinta-feira, sendo o primeiro relatado pelo veículo de notícias Korea JoongAng Daily. O estudo encorajou as agências regulatórias e companhias da Coreia do Sul a colaborarem com o desenvolvimento do sistema proposto, além de examinar o uso de blockchain por operadores de bolsas de valores ao redor do mundo.

O uso de blockchain no mercado de ações já está bem estabelecido, tendo a Australian Securities Exchange (ASX) já realizado os primeiros testes com registros distribuídos em seu sistema de compensação, chamado CHESS, em 2016. A ASX afirmou em abril que espera lançar um novo sistema em 2020.

Leia mais: Banco UBS afirma: Bitcoin deve atingir US$213 mil para substituir provisão monetária dos Estados Unidos

14 european 0

Da mesma forma, a bolsa de valores estadunidense, Nasdaq, revelou uma plataforma baseada em blockchain para títulos privados em 2017, e a Bolsa de Valores de Londres experimentou o uso de blockchain para substituir os certificados de troca em papel no fim do mesmo ano. O Japan Exchange Group (JPX) também fundou um consórcio para explorar aplicações de blockchain na infraestrutura de grandes mercados de capital em 2017.

O estudo ressaltou que a exploração de casos de uso para o blockchain na Coreia do Sul teve início recentemente, e que a cooperação entre companhias públicas e privadas é muito importante para o sucesso de qualquer sistema futuro.

“Não deve haver barreira entre instituições públicas e privadas quando se trata do desenvolvimento de um sistema baseado em blockchain,” afirmou a FSS.

Leia mais: Será essa a Solução para os Depósitos e Saques instantâneos nas Exchanges?

Fonte: CoinDesk