Rússia efetuará pagamentos transfronteiriços com stablecoins
Parceria da Rússia com países parceiros formarão um sistema para efetuarem pagamentos através de moeda digital lastreada em commodities
O vice-ministro das Finanças, Alexey Moiseyev, confirmou que a Rússia está trabalhando com países amigáveis às criptomoedas, para facilitar pagamentos transfronteiriços usando stablecoins como sanções dos EUA e do Reino Unido, informou a notícia local TASS em 6 de setembro, conforme a divulgação de Cryptoslate.
O Ministro das Finanças e o Banco Central concordaram anteriormente que a Rússia não pode prescindir de acordos transfronteiriços em criptomoeda.
Consequentemente, os governantes russos estão desenvolvendo uma plataforma digital que permitirá liquidar transações internacionais com países mais amigáveis usando stablecoins lastreadas em commodities.
Moiseyev disse:
Atualmente, estamos trabalhando com vários países para criar plataformas bilaterais para não usar dólares e/ou euros. Oferecemos instrumentos tokenizados mutuamente aceitáveis que serão usados nessas plataformas, sendo essencialmente plataformas de compensação que estamos desenvolvendo atualmente com esses países.
Moiseyev acrescentou que o plano é desenvolver uma stablecoin que será atrelada a instrumentos reconhecidos como ouro, para que o valor seja claro e observável para todos os participantes.
Rússia se voltando para a stablecoin
O aumento da sanção contra a Rússia deixou o país com poucas opções a não ser explorar métodos alternativos de pagamento usando stablecoins.
- Veja também: Bybit e SignalPlus firmam parceria pioneira no setor
No início de julho, o Banco Central da Rússia e o Ministério das Finanças concordaram que uma stablecoin de baixo risco poderia ser suficiente para seu uso como sanções globais.
O chefe do Ministério das Finanças, Ivan Chebeskov, argumentou que uma stablecoin viável poderia ser apoiada pela moeda russa “rublo” ou quaisquer ativos físicos como ouro, petróleo ou grãos para garantir resgates de valor de face.
Cripto importante para a sobrevivência da Rússia
O Ministério das Finanças da Rússia tem trabalhado para que o país se torne amigável às criptomoedas, pois provou ser uma ferramenta para evitar sanções.
Em abril, o Ministério das Finanças estava trabalhando no projeto de lei “em moeda digital” , que verá a criptomoeda legalizada como meio de pagamento e validada como uma classe de investimento.
- Veja também: Terra Classic (LUNC) atinge valorização 195%, será que preço chegará a US$ 0,0005 este ano?
Um alto funcionário do Banco Central da Rússia também disse que o país está aberto a permitir o uso de criptomoedas para pagamentos internacionais.
Formado em Administração de Empresas, sou entusiasta da tecnologia e fascinado pelo mundo das criptomoedas, me aventuro no mundo do trade, sendo um eterno aluno. Bitcoin: The money of the future