Existem mais de 3500 caixas eletrônicos de Bitcoin no mundo todo
Embora não sejam utilizados amplamente como seus modelos feitos para moedas fiat, os caixas eletrônicos de criptomoedas ainda são uma forma popular de comprar e vender criptomoedas, como Bitcoin. Atualmente, existem mais de 3500 caixas eletrônicos de Bitcoin instalados e operando ao redor do mundo.
“É mais de 3500!”
Dados recentes do Coinatmradar — uma empresa que rastreia as localizações de caixas eletrônicos de Bitcoin — mostram que o escorregão no valor do Bitcoin não impactou a taxa de instalação e utilização de caixas eletrônicos de criptomoedas ao redor do mundo. Os dados revelaram que existem atualmente 3503 caixas eletrônicos de Bitcoin ao redor do globo, enquanto esta matéria é redigida. Destes instalados, 1846 (52,7%) possuem suporte para altcoins, com 39% e 32,1% deste montante possuindo suporte para litecoin e ether, respectivamente. Este marco foi atingido 17 meses após ultrapassar o total de 1000 caixas eletrônicos de Bitcoin no inicio de 2017.
América do Norte na frente
Os dados do Coinatmradar relataram que a América do Norte possui a maior concentração de ATMs globalmente, contando com 2594 deles, o que se traduz em 74,05% do total de caixas eletrônicos do mundo. Após a América do Norte, ainda que distante, vem a Europa — continente no qual dominam Reino Unido e Áustria, seguidos de perto por Rússia e República Tcheca.
Queda no valor
O valor do bitcoin foi atingido em cheio este ano, especialmente durante o primeiro trimestre, no qual a criptomoeda apresentou uma queda de quase 50%, ficando abaixo de US$7 mil. Apesar da queda, fabricantes continuaram instalando novos caixas eletrônicos de criptomoedas. O relatório destaca o ritmo acelerado com o qual operadores de caixas eletrônicos estão instalando as máquinas ao redor do mundo.
No início de maio, quando existiam cerca de 3052 caixas eletrônicos de criptomoedas instalados e funcionando globalmente, a taxa de instalação estava pouco acima de 5,88 caixas eletrônicos/dia, passando por um aumento de 66% e chegando até a marca atual, de 8,91 instalações/dia. Em relação aos fabricantes, duas companhias dominam o bando: Genesis Coin (33,69%) e General Bytes (26,89%).
De acordo com o novo relatório, podemos assumir algumas coisas, como um aumento na demanda de compra e venda de criptomoedas por meio de caixas eletrônicos, e que o modelo de negócios tem sido lucrativo para as fabricantes, apesar da queda nos valores.
As fabricantes estão também oferecendo mais opções para consumidores através de máquinas de via dupla. Estes caixas eletrônicos permitem que consumidores comprem e vendam criptomoedas, enquanto máquinas de via única servem somente para comprar criptomoedas. A parcela do mercado que conta com máquinas de via dupla aumentou de 35,32% para 37,03%, tendo em vista que as fabricantes estão investindo em um hardware melhorado para lucrarem em ambos os lados da troca.
Leia mais: Ethereum Classic avança 12%, ultrapassa Tron e Monero
Bitcoin ainda é rei
Dados mostram que o Bitcoin ainda é a criptomoeda dominante no mundo. Cerca de 99,9% de todas as máquinas instaladas ao redor do mundo possuem suporte para Bitcoin, enquanto 52,7% possuem suporte para altcoins, sendo litecoin a mais popular.
Com o crescimento mensal dos caixas eletrônicos de bitcoin instalados ao redor do mundo, e queda do pessimismo em relação às criptos, o futuro parece promissor para a indústria. A questão real é como o ambiente evoluirá, tendo em vista que os ATMs fornecem um excelente meio para aumentar a adoção de criptomoedas, embora prestem serviços com altas taxas. Por enquanto, o preço da conveniência e facilidade de uso parece bom demais para os consumidores — taxas transacionais não inclusas nesse meio.
Leia mais: Entenda porque a OKEx utilizou fundos de seus usuários para liquidar um contrato de Bitcoin
Fonte: CCN