Banco central da Noruega usa Ethereum para criar sua CBDC

noruega01 interna
Nahmii é a empresa responsável pelo desenvolvimento da CBDC norueguesa; a blockchain Ethereum foi escolhida pelo governo. Imagem: Reprodução

O projeto de código aberto pode ser conferido no GitHub; já é possível testar várias de suas funcionalidades

Ethereum é base para CBDC norueguesa

O projeto de criptomoeda controlada por banco central (CBDC) da Noruega faz uso da tecnologia Ethereum. O sandbox do projeto pode ser conferido em sua página oficial do GitHub.

De acordo com os desenvolvedores, a rede de teste permite cunhar, queimar e transferir os tokens ERC-20. Nahmii, parceira oficial do Norges Bank, está por trás do projeto.

Desenvolvimento inicial

É importante citar que a CBDC ainda está em seus estágios iniciais de desenvolvimento; portanto, certas funcionalidades, comuns em criptomoedas, ainda não estão disponíveis. Por exemplo, ainda não é possível armazenar fundos na MetaMask, famosa carteira online. Exceto se você possuir credenciais privilegiadas para tal.

Em seu blog, o Norges Bank afirmou que o sistema cripto do Ethereum será usado como “infraestrutura central” para emissão, queima e distribuição da moeda digital.

Histórico

Em novembro de 2021, o banco central norueguês emitiu um documento de trabalho referente a vários designs de CBDC. O Norges Bank disse que a interoperabilidade era um dos maiores problemas enfrentados pelo governo.

Atualmente, o ativo digital está sendo testado por um grupo seleto de desenvolvedores, mas seu código-fonte pode ser apurado por qualquer profissional qualificado.

Foto de Rafael Motta
Foto de Rafael Motta O autor:

Jornalista, trader e entusiasta de tecnologia desde a infância. Foi editor-chefe da revista internacional 21CRYPTOS e fundador da Escola do Bitcoin, primeira iniciativa educacional 100% ao vivo para o mercado descentralizado. Foi palestrante na BlockCrypto Conference, em 2018.