O “dólar digital” é uma ideia ruim?
O analista Brad Polumbo deu sua opinião sobre o assunto e falou um pouco sobre o “dólar digital”.
Brad Polumbo: A adoção generalizada do Bitcoin e outras criptomoedas deixou muitos burocratas do governo se sentindo excluídos. Em uma tentativa de entrar em ação, muitos governos lançaram a ideia de uma “moeda digital do banco central” (CBDC), também conhecida como uma criptomoeda emitida pelo governo usando a tecnologia blockchain. O presidente Biden orientou o governo federal a explorar essa ideia, e novos relatórios sugerem que o governo Biden poderá em breve avançar com os esforços para criar o chamado “dólar digital”.
“O Departamento do Tesouro dos EUA aconselhará o governo federal a avançar no trabalho para emitir um dólar digital, embora só deva dar o passo final se houver aprovação de que os tokens criados pelo governo são de ‘interesse nacional’”, como aponta a CoinDesk. “A questão do interesse nacional dependerá de mais aprovação do governo Biden e – potencialmente – ação do Congresso.”
À primeira vista, o governo entrando na mania das criptomoedas pode parecer divertido, inovador ou inofensivo. Mas na verdade é motivo de alarme sério. Uma moeda digital do banco central não teria nenhum dos benefícios de criptomoedas como Bitcoin – e sérias desvantagens.
Uma criptomoeda do Banco Central não seria como o Bitcoin
Qualquer moeda digital que use a tecnologia blockchain pode ser tecnicamente chamada de “criptomoeda”. Mas, como o influenciador do Bitcoin e criador de conteúdo Layah Heilpern explicou apropriadamente, o Bitcoin tem propriedades únicas que o tornam valioso. Ou seja, é sem permissão – qualquer um pode usá-lo e pode usá-lo como quiser – e descentralizado, o que significa que não há autoridade central que possa controlar a moeda.
Esta última parte é especialmente importante. Como ninguém pode aumentar a oferta de Bitcoin além de seu cronograma de mineração predeterminado, ninguém pode corroer arbitrariamente seu valor como o governo dos EUA fez com o dólar por meio da impressão de dinheiro.
No entanto, uma moeda digital do banco central não seria sem permissão nem descentralizada. Portanto, a maioria dos benefícios que uma criptomoeda como o Bitcoin oferece (e o valor que vem com eles) não estaria na mesa.
As desvantagens do dólar digital são relevantes
Claro, se um “dólar digital” fosse meio inútil, isso não seria o fim do mundo. Mas é muito pior do que isso. Embora uma moeda digital do banco central não oferecesse nenhum dos benefícios do Bitcoin, ofereceria aos governos maneiras novas e sem precedentes de controlar os cidadãos. Chamar a ideia de um abuso é um eufemismo extremo.
Afinal, uma moeda digital do banco central permitiria que o governo rastreasse todas as suas compras. Também pode ser facilmente usado para restringir compras.
Por exemplo, imagine um futuro governo decidindo que a gasolina deve ser racionada para enfrentar as mudanças climáticas. Seus “dólares digitais” podem parar de funcionar na bomba de gasolina depois de comprar uma certa quantidade de gasolina em uma semana. Dessa forma, uma moeda digital do banco central abriria novos caminhos para o governo afirmar o controle sobre nossas vidas cotidianas. Isso tornaria nossa riqueza e renda menos verdadeiramente nossas.
Se isso soa extremo, fantástico ou de outra forma absurda… bem, basta olhar para a China.