Facebook nega parceria com a Stellar
O Facebook negou estar conversando com a empresa de criptomoedas Stellar, relatou o veículo de notícias Cheddar. O Business Insider relatou que o Facebook estava tendo conversas com a Stellar, considerando uma potencial parceria para construir uma variante do blockchain da cripto empresa.
Leia mais: CEO da Binance responde às acusações sobre as altas taxas de listagem
Um representante do Facebook disse ao Cheddar que a companhia não está engajada em nenhuma discussão com a Stellar, tampouco está considerando construir sua própria tecnologia.
A declaração foi feita em resposta ao relato do Business Insider sobre as duas companhias estarem cogitando um potencial fork da rede principal da Stellar, como parte de esforços no ramo de blockchain do Facebook. Fontes do lado da Stellar disseram ao veículo de notícias que “faria sentido o Facebook processar transações em um registro distribuído como o da Stellar”.
Embora a notícia sobre a colaboração do Facebook com a Stellar ainda esteja sendo discutida, a companhia de redes sociais tomou algumas medidas para abraçar a tecnologia blockchain. No mês passado, Evan Cheng, diretor de engenharia do Facebook, assumiu a mesma posição na recentemente criada equipe de blockchain. O grupo foi inicialmente formado em maio por David Marcus, então chefe do aplicativo de mensagens Messenger, para explorar possíveis aplicações da tecnologia de registros distribuídos.
O estabelecimento do grupo focado em blockchain seguiu a sacudida ocorrida no time de produção do Facebook, levando à formação de três divisões separadas: um grupo dedicado à família de aplicativos; a divisão de produtos e serviços centrais; e a divisão de novas plataformas e infraestrutura.
Leia mais: Capitalização total do mercado de criptomoedas atinge sua marca mais baixa do ano
No fim do mês passado, fontes anônimas familiares aos “planos do Facebook” disseram ao Cheddar que a empresa está explorando a criação de seu próprio aplicativo de criptomoedas, apesar de ter banido os anúncios relacionados a esta tecnologia de suas plataformas. A rede social baniu anúncios relacionados a criptomoedas sob uma cláusula prevenindo anúncios vinculados a produtos e serviços financeiros frequentemente associados com práticas promocionais enganosas.
A Stellar foi originalmente estabelecida no início de 2014 como uma tecnologia de pagamento criada sobre o protocolo Ripple, embora tenha passado por mudanças significativas desde então. Em julho, a Stellar obteve seu certificado de conformidade com a lei de Xaria para transferências monetárias e tokenização de ativos. Isso quer dizer que a Stellar estará apta a melhorar seu ecossistema em regiões onde o ramo de serviços financeiros requeiram conformidade com os princípios financeiros do Islã.
XLM é uma das dez maiores criptomoedas em termos de capitalização de mercado, e está cotada atualmente a US$0,21, declinando quase 3% nas últimas 24 horas.
Leia mais: CEO da Dash explica porque as criptomoedas não precisam de Wall Street para crescer
Fonte: The Cointelegraph