Tornado Cash é desbloqueado na plataforma GitHub
O GitHub restaurou em seu site o código do misturador de criptomoedas, Tornado Cash, mas ainda é ilegal usar o protocolo para transações
O código do misturador de moedas, Tornado Cash, retornou ao GitHub após uma ausência de mais de um mês.
Em 8 de agosto, o Tesouro dos EUA emitiu sanções contra endereços do misturador. Isso levou o GitHub a banir as contas do serviço e seus desenvolvedores quase que imediatamente.
Na semana passada, o Tesouro esclareceu que as sanções contra o Tornado Cash se aplicam apenas aos endereços Ethereum do misturador de moedas, não ao código por trás do próprio aplicativo. Esse esclarecimento especificou que, embora as transações do Tornado Cash sejam proibidas, “interagir com [o] código aberto em sí, não é ilegal”.
O GitHub presumivelmente tomou conhecimento disso por conta própria ou teve a atualização trazida à sua atenção pela comunidade.
Pelo menos um indivíduo de alto perfil defendeu a restauração do misturador. O desenvolvedor principal do Ethereum, Preston Van Loon, pressionou para que a proibição fosse suspensa em 13 de setembro. Ele observou hoje que o GitHub agora “desbaniu a organização Tornado Cash e os contribuidores em [sua] plataforma”.
O retorno do Tornado Cash ao GitHub não significa que o desenvolvimento do mixer de moedas continuará como de costume. Todas as páginas sob o perfil principal do projeto são marcadas como arquivos públicos – um status que pode ser levantado, mas que implica que nenhum desenvolvimento futuro é permitido.
“Parece que tudo está no modo ‘somente leitura’, mas isso é um progresso de uma proibição total”, observou Van Loon. Ele pediu ao GitHub para restaurar totalmente ao status anterior da conta.
Um arquivo não oficial separado do código do Tornado Cash está no GitHub desde 24 de agosto. Esse arquivo foi criado pelo professor da Universidade Johns Hopkins, Matthew Green.
O futuro do misturado permanece incerto apesar desses desenvolvimentos. As sanções aos endereços do Tornado Cash que proíbem seu uso permanecem em vigor, mas os usuários ainda podem acessar o serviço devido à sua natureza descentralizada.
Formado em Administração de Empresas, sou entusiasta da tecnologia e fascinado pelo mundo das criptomoedas, me aventuro no mundo do trade, sendo um eterno aluno. Bitcoin: The money of the future