Acionistas da Celsius Network movem representação legal contra a empresa
Credores querem dolarizar os fundos depositados; Celsius Network continua com o saldo bloqueado dos usuários
Mais problemas jurídicos
Acionistas da Celsius Network, plataforma financeira de criptomoedas, abriram uma representação coletiva contra a empresa, a qual pediu recuperação judicial para tentar reerguer-se do colapso.
Os credores da plataforma estão impossibilitados de transferir ou sacar fundos desde meados de junho. Ainda não há previsão de quando o cenário será revertido; entretanto, em julho, a Celsius Network disse que entraria com um plano de reestruturação para normalizar os serviços.
Uma das exigências dos lesados é que eles desejam “dolarizar” os fundos bloqueados. Devido ao forte período de baixa, é natural que os ativos digitais tenham desvalorizado consideravelmente; caso sejam convertidos em moeda fiduciária, poderão usufruir de menos volatilidade.
O que a empresa planeja?
Diferentemente da solicitação dos acionistas, um áudio vazado de Nuke Goldstein, diretor de tecnologia e cofundador da companhia, mostrou que a empresa pretende pagar seus acionistas por meio de tokens IOU.
De acordo com Goldstein, o pagamento “representa o equilíbrio entre o quanto realmente devemos e quanto nós temos”.
Outro vazamento, desta vez de Alex Mashinsky, CEO da plataforma, aponta que o Comitê de Credores Não Assegurados (UCC) teve ciência da proposta e que teria gostado da ideia.
Jornalista, trader e entusiasta de tecnologia desde a infância. Foi editor-chefe da revista internacional 21CRYPTOS e fundador da Escola do Bitcoin, primeira iniciativa educacional 100% ao vivo para o mercado descentralizado. Foi palestrante na BlockCrypto Conference, em 2018.