Tencent e SoftBank Negam Investimentos na pré-IPO da Bitmain
Tencent Holdings e SoftBank Group estão contestando seu envolvimento na pré-IPO da companhia de mineração de criptomoedas Bitmain.
Relatos sobre a participação das empresas na rodada de financiamento emergiram primeiramente por meio dos veículos de notícia chineses, no início de agosto. Após, diversos meios de comunicação, incluindo os sites CoinDesk, TechCrunch e demais plataformas (inclusive o Webitcoin) citaram tais relatos, como uma forma de dar prosseguimento às notícias acerca da esperada oferta inicial pública da companhia de mineração de criptomoedas.
Contudo, Tencent e Softbank confirmaram junto ao site CoinDesk que não têm conexão com o acordo de investimento.
Um representante da Tencent disse ao CoinDesk através de um email enviado na última quinta-feira que a companhia não está envolvida nestes investimentos, embora diversos relatos online aleguem que ela esteja.
“Estas notícias não são verdadeiras”, eles acrescentaram.
De forma semelhante, o gigante do ramo financeiro SoftBank indicou que, também, não tem conexão com a rodada da Bitmain.
“Nem o SoftBank Group Corp, ou o SoftBank Vision Fund se envolveram no acordo,” escreveu um representante do SoftBank em um email enviado na semana passada ao CoinDesk.
Quando perguntado sobre o interesse de investir na gigante do ramo de mineração de criptomoedas, o representante do SoftBank acrescentou que nada surgiu até o momento.
Enquanto isso, outra empresa que supostamente participou da pré-IPO – China International Capital Corporation (CICC), uma empresa de investimentos e títulos listada em Hong Kong, com sede em Pequim – não negou as notícias, após o CoinDesk enviar diversas perguntas sobre a questão, eventualmente sendo respondidos com um “sem comentários sobre este assunto”.
Leia mais: eToro Fecha Acordo de Publicidade com Sete Times da Premier League, que será pago em Bitcoin
Baseada em diversos relatos chineses que cobriram a rodada de financiamento, a fonte original parece ter vindo de um blog focado em IPOs, localizado na plataforma de mensagens WeChat, utilizando a conta “IPO Zao Zhi Dao”.
O proprietário, conhecido como “Uncle C” no WeChat, publicou pela primeira vez um relatório em julho de 23, dizendo que fontes exclusivas revelaram diversos investidores em potencial que participariam da rodada de financiamento da Bitmain.
O post listou grandes nomes, como a Tencent, GIC (um fundo soberano do governo de Singapura), a Autoridade de Investimentos de Abu Dhabi e um fundo de pensão canadense. A Tencent disse à época que não teria comentários sobre o assunto, após o artigo ser amplamente citado pela mídia chinesa.
No dia 4 de agosto, o mesmo blog publicou um post prosseguindo com o assunto, alegando que a Bitmain teria fechado sua etapa de pré-IPO com US$1 bilhão, elevando a valorização da companhia a US$15 bilhões. Ademais, Tencent, Softbank e CICC foram tratadas como participantes.
O blogueiro se recusou a revelar suas fontes quando o CoinDesk solicitou informações.
Fonte: CoinDesk