Empolgação na mídia por conta do ‘Merge’ da ETH não abala o público mais vasto de criptos no Brasil e no México
Tecnologia ECR é aplicada às emoções do público e da imprensa em torno da questão das criptomoedas nos países do Brasil e México
- LatAm Intersect PR publica o último relatório mensal do clima emocional (ECR) para a América Latina.
A virada inovadora na direção de “proof of stake” (o oposto de “proof of work”), anunciada no mês passado pelo ‘Merge’ da Ethereum, gerou picos emocionais pela mídia, bem como níveis sem precedentes de compartilhamento de notícias sobre a Ethereum no Brasil e no México, de acordo com o Relatório Climático Emocional publicado pela agência de RP LatAm Intersect PR, em parceria com especialistas de otimização empática da Delta Analytics BV.
A esperada ‘fusão’ da Ethereum traz essencialmente uma mudança no mecanismo de mineração (de criptomoedas), passando de um modelo “proof of work”- intensivo em energia, para uma alternativa “proof of stake” – que promete reduzir o segundo maior consumo de energia em atividades de criptomoeda em 99.95%. O fato, de acordo com comentaristas, mudaria tudo, e pode fazer a Ethereum ultrapassar o Bitcoin não só como a criptomoeda com o maior valor de mercado, mas também como um modelo flexível e sustentável para o futuro das moedas digitais.
De acordo com os últimos dados do ECR, as fortes emoções de expectativa e surpresa nos veículos do Brasil e do México não conseguiram incitar um debate similar através da web (público), com o nome da marca Ethereum, não chegando nem perto das menções que teve na mídia.
Compartilhamento de Notícias e Compartilhamentos na Web
Média de notícias de 7 dias – A média de notícias de 7 dias registrou 5.877 pontos de dados de notícias brasileiras e mexicanas em relação ao tema ‘criptomoeda’ – 3.130 no Brasil e 2.747 no México. As emoções dominantes para cada país foram a expectativa (39,8%), no Brasil, e o medo (38,22%), no México.
Brasil – A expectativa permaneceu alta ao longo do mês em relação às notícias do tema, atingindo o pico em 27 de setembro com uma queda correspondente no medo (figura 1.). Isso pode ter ocorrido devido a um desempenho particularmente forte do Bitcoin e da Ethereum neste período.
México – Na média da mídia mexicana de sete dias, a surpresa deu lugar ao medo em 7 de setembro (figura 2.), um dia após a tão esperada “fusão” do Ethereum. Desta forma, houve uma oscilação entre o medo e a surpresa, com o medo atingindo seu pico em 15 de setembro (figura 3.), seguido de surpresa no dia 26 (figura 4.). Depois, o medo surgiu novamente no dia 29 (figura 5.). Uma exceção nas notícias, que provocou muito medo e surpresa nas manchetes mexicanas, foi a história de um milionário que queimou uma obra de arte de Frida Kahlo apenas para vender sua NFT online.
Web (público) – Já entre as conversas na Web (públicas), 11 bilhões de pontos de dados foram registrados no Brasil e no México, em setembro. As emoções predominantes na Web (pública) foram em grande parte negativas no Brasil, sendo quase a metade composta por solidão (24,17%) e tristeza (23,8%). As conversas (públicas) na Web mexicana foram um pouco menos negativas, com a maior proporção de emoções sendo tristeza (21,6%) e surpresa (19,87%).
Brasil
As conversões da Web (públicas) permaneceram relativamente estáveis, registrando um pico de solidão em 3 de setembro, um dia após o regulador financeiro do Brasil (a SEC) anunciar sua intenção de aplicar uma nova regulamentação às transações de criptomoedas.
México
As conversas (públicas) na Web mexicana também permaneceram praticamente estáveis em setembro, com um pequeno aumento no medo, surpresa e tristeza entre 13 e 14 de setembro (figura 7.), datas que correspondem à conclusão programada da fusão do Ethereum.
´Share of news’ e ‘share of web’ de criptomoedas específicas
Média de notícias de 7 dias
Analisar o ‘compartilhamento de notícias’ e o ‘compartilhamento da Web’ para moedas criptográficas individuais em setembro também revela o período concedido ao Ethereum na mídia de notícias no Brasil e no México (veja acima).
Na média de notícias de sete dias do Brasil e do México, a marca Ethereum ocupa uma grande parte da conversa – 15,8% nas notícias brasileiras e 16,5% nas notícias mexicanas, respectivamente.
Web (public)
Portanto, há um nível de interesse que não foi replicado em conversas não mediadas na Web (ou seja, diretamente do público). No mesmo período, a marca Ethereum quase não é registrada, respondendo por apenas 3,1% no Brasil e 3,5% no México, isso em relação à conversa sobre criptomoedas. Isso poderia apontar para uma divisão maior do que reconhecida entre a narrativa de “grande marca” que a mídia promove quando se trata de criptomoedas, em comparação com o que as pessoas realmente estão falando online?
“Este mês mostra que o ápice da mídia em torno da ‘fusão’ do Ethereum não conseguiu causar impacto entre os usuários da Web, cujas conversas permaneceram focadas em outras moedas (principalmente, USD Coin e Binance Coin)”, comenta Roger Darashah, cofundador da LatAm Intersect PR.
“O que continua a nos surpreender é o quão diferente é a conversa online sobre criptomoedas daquela pela qual a mídia parece mais atraída. Especialmente ao olhar para nossos gráficos de marcas de criptomoedas, a conversa na Web (pública) é consistentemente dominada pelas três grandes stablecoins – USD Coin, Binance Coin e Terra – em ambos os países, com Bitcoin e Ethereum mal conseguindo penetrar nessa conversa . Portanto, a negociação de criptomoedas na América Latina mostra que os verdadeiros traders do dia a dia parecem estar seguindo aquele velho ditado: não siga o que está em alta!”, afirma.
A LatAm Intersect PR publicará relatórios mensais sobre o clima emocional dos principais assuntos de interesse da região, como: vacinas, economia, política, criptomoedas, meio ambiente, diversidade e igualdade.
“A tecnologia reflete a base de nossa agência, nossa metodologia de programação é baseada em audiência, por isso criamos esse produto. O assunto favorito número um da sociedade é ele mesmo; indivíduos são os novos protagonistas. Quanto mais cedo e melhor as marcas entenderem como o público pensa, mais profundamente elas poderão se engajar”, conclui.
Os Relatórios de Clima Emocional estão atualmente disponíveis na Argentina (espanhol), Brasil (português), Chile (espanhol) e México (espanhol); versões para Colômbia (espanhol) e Peru (espanhol) serão divulgadas em seguida.
Sobre a Delta Analytics BV e a Emotional Climate Reports
Desenvolvida em parceria com especialistas em otimização de empatia orientada por dados, a Delta Analytics BV, Emotional Climate Reports fornece uma avaliação objetiva e das emoções mais predominantes associadas a um problema específico em um determinado país. Ao contrário da pesquisa de mercado tradicional, o ato de pesquisar não influencia o resultado, pois as descobertas são baseadas em conteúdo publicado de forma independente. A pesquisa de Clima Emocional também pode ser realizada de forma extremamente econômica e em tempo real, oferecendo uma espécie de “barômetro emocional” sobre questões-chave que afetam o país.
Sobre a LatAm Intersect PR
A LatAm Intersect PR é uma empresa de relações públicas especializada em campanhas corporativas e de consumo para clientes em toda a região da América Latina. ‘Intersect’ refere-se ao nosso princípio central: em um mundo de big data e automação, a capacidade de se conectar com as pessoas em seus termos, de informar e persuadi-las de um ponto de vista específico por meio de relacionamentos, evidências e discussões é mais importante para as empresas do que nunca.
Business Partner
Formado em Administração de Empresas, sou entusiasta da tecnologia e fascinado pelo mundo das criptomoedas, me aventuro no mundo do trade, sendo um eterno aluno. Bitcoin: The money of the future