Lula, Bolsonaro, Real Digital e o Blockchain que não existe
Com a adoção do PIX por muitos da população, vê-se no horizonte a possibilidade de se avançar tecnologicamente nas políticas monetárias. Com isso, vemos o início das emissões dos primeiros protótipos do Real Digital em seu ambiente de teste, no Laboratório de Inovações Financeiras e Tecnológicas (LIFT). Porém, seu lançamento oficial está programado para 2024.
O Real Digital se propõe a ser uma versão digital do real, num formato de stablecoin com paridade 1:1 com o real. Comparar com uma criptomoeda é contra-intuitivo, dado que o mecanismo de emissão e funcionamento se dará através de um Banco Central. Pouco também é sabido referente ao background tecnológico, quando falamos em termos de Blockchain, dado que mais detalhes só serão dispostos em 2023.
Sempre que falamos de inovações no âmbito das transações, muitas condições são necessárias para que essas inovações sejam aceitas por seus usuários. Por exemplo, em seu livro a “Destatização do Dinheiro”, Hayek comenta que o fenômeno do dinheiro só foi possível graças aos elementos próprio do recurso que se propunha a ser usado como dinheiro e a capacidade dos indivíduos em fazer cálculos.
Hoje, as condições para novas tecnologias aumentaram bastante. O PIX, por exemplo, é uma transformação no método de transação que pouco diferente ao método de transação bancária mais comuns – TED e DOC -, porém adicionando mais agilidade e facilidade ao sistema, podendo nos fazer entender que acaba sendo um facilitador e que, portanto, tem uma boa adesão pelos usuários. Porém, o que ônus de tudo isso é que os usuários acabam por se tornar o “produto” desta inovação, dado que seus dados financeiros acabam por ficarem registrados no próprio Banco Central que certamente será usado para tonar a fiscalização mais rígida.
A proposta do Real Digital e como ele vai se desenrolar é afetado diretamente pela execução do plano de governo. Dado que estamos em época de eleição, pouco sabemos sobre as intenções tanto de Jair Bolsonaro, quanto de Lula, sobre o Real Digital, gerando uma neblina regulatória no mercado cripto.
Toda essa discussão foi presente no Debate Descentralizado do dia 23/10/2022, no canal do Bitcoin Block, onde se contou com a presença do Rodrigo Borges, especialista em criptomoedas, e Gabriel Pelissaro.