Google culpa criptomoedas por perda de lucros
Afirmação bastante curiosa…
Ok, Google…
O Google registrou queda de 2% no faturamento com publicidade no último trimestre. As criptomoedas seriam as culpadas por isso, de acordo com a gigante global.
Analistas de mercado, por outro lado, acreditavam que o cenário seria o oposto: em vez de cair, a arrecadação publicitária subiria algo em torno de 3%.
Philipp Schindler, vice-presidente sênior e diretor de negócios do Google, mostrou que o motivo por trás do mau desempenho foi, na verdade, culpa das decisões da companhia:
“No terceiro trimestre, vimos um recuo nos gastos de alguns anunciantes em determinadas áreas de pesquisa. Por exemplo: em serviços financeiros, vimos um recuo nas subcategorias de seguros, empréstimos, hipotecas e criptomoedas.”
Maus lençóis
A taxa de crescimento do Google, de 6%, é a mais baixa desde 2013. Curiosamente, grande parte do crescimento não se deve a qualquer mérito da empresa, e sim pela valorização de 5% do dólar.
Impedir anúncios pagos relacionados a criptomoedas foi uma decisão drástica tomada pela plataforma, tendo em vista o grande número de golpes presentes na rede e a inaptidão da companhia em filtrar os conteúdos legítimos dos maliciosos. Entretanto, tratar todos os anunciantes de produtos e serviços blockchain como “potenciais criminosos” mediante censura prévia provou-se ineficaz.
Apesar de ter mencionado as criptomoedas como uma das causas da queda de receita, Schindler não elaborou sobre o assunto.
Jornalista, trader e entusiasta de tecnologia desde a infância. Foi editor-chefe da revista internacional 21CRYPTOS e fundador da Escola do Bitcoin, primeira iniciativa educacional 100% ao vivo para o mercado descentralizado. Foi palestrante na BlockCrypto Conference, em 2018.