Meta (ex-Facebook) fará reunião com o Banco Central

bacen01 interna
Renato Dias de Brito Gomes, do Banco Central do Brasil, recebe executivos da Meta. Imagem: Reprodução

A empresa quer melhorar seu relacionamento com a autarquia, que encrencou no passado com o WhatsApp Pay

Meta e WhatsApp em agenda oficial

Renato Dias de Brito Gomes, diretor de organização do sistema financeiro e resolução do Banco Central do Brasil, entrou em reunião hoje com executivos da Meta Financial Technologies e do WhatsApp, no Rio de Janeiro. O objetivo é tratar de “assuntos de organização do sistema financeiro”.

Gomes se reunirá com Yana Dumaresq Sobral Alves, diretora de políticas públicas da América Latina, e Guilherme Horn, chefe do WhatsApp Brasil. O encontro é fechado para a imprensa. Não há mais detalhes a respeito da conversa.

Especulações

Acredita-se que o objetivo dos empresários é estreitar os laços com o órgão público, que já criou embargos contra o WhatsApp Pay em 2020. Assim que o serviço de pagamentos foi lançado, o Banco Central interveio e ordenou que Visa e Mastercard parassem as atividades com o aplicativo até segunda ordem.

Segundo a autarquia, o embargo foi implementado para preservar a competitividade; contudo, membros do mercado financeiro acreditam que o Banco Central criou uma manobra contra a Meta para defender o PIX, que ainda não havia sido lançado.

Foto de Rafael Motta
Foto de Rafael Motta O autor:

Jornalista, trader e entusiasta de tecnologia desde a infância. Foi editor-chefe da revista internacional 21CRYPTOS e fundador da Escola do Bitcoin, primeira iniciativa educacional 100% ao vivo para o mercado descentralizado. Foi palestrante na BlockCrypto Conference, em 2018.