Estratégias da Midas.Investments geram lucros transparentes por meio da “caixa de vidro”
O método CeDeFi nos distancia de incertezas decorrentes de processos ‘black box’
Atualmente, o CeFi é considerado como uma abordagem mais segura e confiável quando o assunto é geração de lucros no cripto mercado. Contudo, diversas plataformas CeFi (especialmente a Celsius) foram à falência nos últimos tempos. A principal razão para isso parece ser um problema ‘black box’ — a inacessibilidade da estrutura dos fundos CeFi por parte dos usuários finais. Tal questão cria incertezas e faz com que os fundos fiquem propensos a pânico, ocasionando vários saques ao mesmo tempo.
O maior problema com modelos similares ao da Celsius é que, por um lado, a empresa fornece as mais baixas taxas possíveis. Simultaneamente, ela tenta tirar o máximo dos fundos assumindo certos riscos. No geral, o produto passa a impressão de ser seguro, mas é uma ilusão na realidade.
Isso destaca o fato de que, para aqueles projetos que acumularam muito dinheiro, fica difícil achar um investidor para injetar milhões de dólares com liquidez suficiente de forma que pudessem sacar assim que necessário. Isso foi o que naufragou a embarcação da Celsius e de outras: eles não tinham capital suficiente para pagar por todos os saques. Trata-se de um grande problema para um produto de rendimentos fixos’, relata Iakov ‘Trevor’ Levin, CEO da Midas Investments.
Como a Midas foca nos problemas ‘black box’ e ainda possibilita uma renda passiva
A Midas é uma plataforma custodial de investimentos cripto lançada em 2018 para lidar com os problemas ‘black box’ por criar um grau máximo de transparência. Ela usa uma abordagem apelidada de ‘caixa de vidro’, onde os usuários podem conferir o endereço das estratégias CeDeFi através de um link dedicado a fim de oferecer total transparência, sem contar a disponibilização de relatórios de investimento mensais.
Por disponibilizar um acesso facilitado a todos os produtos de seu conjunto de investimentos, a plataforma oferece uma forma de renda cripto passiva e estável a seus investidores – o que é um passo fundamental para a tão desejada liberdade financeira.
Renda Sustentável através de Rendimentos Fixos
A Midas gera ótimos rendimentos no mercado DeFi através de diferentes modelos de predição de volatilidade, correlação, estratégias de hedge e ativos colaterais.
Os lucros fixos são uma das estratégias mais bem-sucedidas da plataforma, além de ser um recurso extremamente popular. Trata-se de um sistema que engloba DeFi e geração de lucros algorítmica tanto para o BTC, como para ETH e stablecoins.
Oferecendo os mais altos lucros, os rendimentos fixos incluem um monitoramento de risco ininterrupto para todas as posições, enquanto as taxas são ajustadas com base no desempenho dos últimos dois meses da pool.
No momento em que este artigo é escrito, a APY (porcentagem anual de rendimentos) é de 7.1% no Bitcoin (8.9% com um boost), 13.1% no par USDC/USDT, 8.4% no ETH, e 9.9% na AVAX. As fontes dos rendimentos e os lucros obtidos são totalmente revelados nos relatórios de investimento mensais disponibilizados pela empresa.
CeDeFi: aporte em uma estratégia ao invés de investir em moedas específicas
O CeDeFi é um modelo híbrido onde o capital dos investidores não é alocado em moedas, mas em uma estratégia transparente. Disponibilizadas a partir de agosto de 2022, as estratégias CeDeFi da Midas chamaram a atenção de mais de 1,600 usuários em seu primeiro mês de funcionamento. Elas incluem produtos estruturados baseados em protocolos DeFi seguros e contam com transparência on-chain.
“As estratégias da Midas combinam diversas abordagens para trabalhar com ativos digitais (como ETH, CRV, CVX, DAI, USDC, USDT, SUSHI, etc.) e protocolos (como AAVE, Alpha Homora, etc.) a fim de criar ferramentas de investimento acessíveis e intuitivas. Adaptadas a condições de mercado distintas, elas possibilitam que os investidores lucrem até mesmo no mercado de baixa”, complementou Levin.
Por exemplo, a opção “Soft Long” no ETH oferece rendimentos através de pools de liquidez no par ETH-USD, habilitando uma diversificação de portfólio durante bear markets, ao passo que é mantida uma certa exposição para o início de um possível rally nos mercados cripto. Já o “Soft Short” no ETH pode auxiliar no equilíbrio entre posições de mercado neutras, long ou short.
Produtos adicionais
Outros produtos da Suite de Investimentos da Midas incluem Portfólios de rendimento automatizados — que são produtos indexados contendo uma cesta de criptomoedas selecionadas e analisadas em base mensal com o objetivo de otimizar os lucros — além da funcionalidade Swap, cuja função é facilitar a troca de um ativo por outro. Mais de $40 milhões são negociados mensalmente.
Flexibilidade e transparência falam mais alto. Atualmente, a Midas gerencia $280 milhões em ativos sob gestão (AUM) e conta com mais de 10,000 investidores no mundo todo.
Token $MIDAS: Um upgrade em suas utilidades
A plataforma vem se preparando para a migração de seu token nativo, MIDAS, da rede Fantom para a rede Ethereum, o que está previsto para a primeira quinzena de novembro de 2022.
Como cita Levin, ‘tal migração abrirá novas oportunidades para o desenvolvimento contínuo do token MIDAS no ecossistema DeFi, expandindo ainda mais sua utilização.’
O novo token $MIDAS servirá tanto como utility token para a plataforma da Midas, estando conectado com cada produto, como também um token de governança para futuros protocolos DeFi. Ele irá incrementar os retornos em estratégias de rendimento fixo, enquanto uma quantia de até 10% de todos os pagamentos feitos a usuários é gasto em recompras do token MIDAS para criar um equilíbrio entre utilização do token e atividades do usuário.
Além de fechar parcerias com protocolos a fim de criar produtos estruturados para seus usuários, a Midas pretende estabelecer seu próprio protocolo DeFi. Com ele, os holders do token poderão apresentar suas parcerias e propostas estruturadas para estratégias CeDeFi para serem votadas pela comunidade. As taxas de performance coletadas nas estratégias CeDeFi serão utilizadas na compra de tokens à mercado visando atingir aos poucos a visão de longo prazo da plataforma de tornar o token $MIDAS deflacionário.
O fornecimento circulante de $MIDAS no momento desta escrita é de 3 milhões. Após a migração, novos tokens serão emitidos apenas por staking, do qual os usuários podem participar por meio de formas centralizadas e descentralizadas. Com isso, a Midas assegura uma distribuição sustentável do token sem que haja um aumento significativo em seu fornecimento.
Detalhes adicionais sobre o token $MIDAS e suas utilidades podem ser consultados no whitepaper atualizado da Midas, emitido em outubro de 2022.
Potencializando os lucros com Níveis de Incremento
Uma outra adição futura ao ecossistema Midas são os Níveis de Incremento, programados para lançamento nos primeiros dias de novembro. Seu principal objetivo é oferecer demandas e utilidades mais robustas para o token MIDAS, enquanto geram melhores oportunidades para que os usuários obtenham retornos maiores. Os melhores retornos do mercado continuarão acessíveis para todos os usuários.
Os novos níveis de incremento irão recompensar usuários que detenham $MIDAS com um incentivo adicional por meio de incrementos em cima de seus produtos de rendimento fixo. No longo prazo, isso conectará a geração global de rendimentos da Midas com a ‘saúde’ do token.
A estrutura dos níveis de incremento da Midas será adaptável e flexível às condições de mercado e dados do usuário, de forma que beneficie tanto os próprios usuários como o token $MIDAS. Como já vem ocorrendo, os tokens obtidos por quaisquer usuários não terão de ser submetidos a um período de bloqueio, sendo possível a troca a qualquer momento. Os tokens MIDAS retidos por usuários continuarão a ganhar sua APY original.
Como conclusão, são altas as chances de a Midas se tornar uma revolução no próximo bull market — sendo uma plataforma mais segura e, ao mesmo tempo, uma melhor alternativa para geração de rendimentos quando comparada às plataformas CeFi tradicionais existentes no mercado.
Conteúdo patrocinado
Jornalista, trader e entusiasta de tecnologia desde a infância. Foi editor-chefe da revista internacional 21CRYPTOS e fundador da Escola do Bitcoin, primeira iniciativa educacional 100% ao vivo para o mercado descentralizado. Foi palestrante na BlockCrypto Conference, em 2018.