Ampliando a adoção: Square obtém patente para criar rede de pagamentos baseada em criptomoedas
A empresa de pagamentos digitais Square obteve uma patente para criar uma rede de pagamentos que permite aos vendedores aceitarem qualquer moeda, incluindo Bitcoin ou outras criptomoedas.
Leia mais: Austrália criará um blockchain nacional com tecnologia da IBM
Square obtém patente para criar rede de pagamento baseada em criptomoedas
Documentos publicados no dia 21 de agosto mostram que o Escritório de Patentes e Marcas dos Estados Unidos (USPTO) aprovou o requerimento da Square para patentear um sistema que permite aos vendedores aceitarem criptomoedas, juntamente com métodos de pagamento convencionais, recebendo na moeda que eles escolherem. A empresa baseada em São Francisco efetuou seu requerimento em setembro do ano passado.
De acordo com a patente:
“A tecnologia aqui elencada trata da necessidade de um serviço de pagamento capaz de aceitar uma grande diversidade de moedas, incluindo moedas digitais, ou criptomoedas (bitcoin, ether, etc), e especificamente de um serviço de pagamento que resolva problemas inerentes das transações com tais moedas. O serviço de pagamento aqui descrito pode facilitar transações em tempo real, permitindo que um cliente pague em qualquer moeda que desejar, enquanto o vendedor pode receber o pagamento na moeda em que desejar.”
A Square não é a primeira processadora de pagamentos a permitir que seus vendedores aceitem criptomoedas, que são automaticamente convertidas na moeda local. O BitPay, por exemplo, tem processado pagamentos feitos em Bitcoin desde 2011.
Entretanto, a Square possui uma tremenda penetração de mercado. Desta forma, acrescentar pagamentos em criptomoedas ao seu presente sistema POS permitiria que milhões de vendedores aceitassem Bitcoin sem ter a necessidade de possuir outro processador de pagamento, ou converter manualmente fundos em criptomoedas para fiat.
Eliminando a latência de transação do Bitcoin
Notadamente, a patente também detalha um processo que permite que o sistema POS elimine a latência envolvendo transações com criptomoedas, garantindo que mesmo as transações feitas com Bitcoin (geralmente criticadas por sua velocidade de confirmação vagarosa) possam ser aprovadas na mesma velocidade que transações feitas por cartão de crédito.
O serviço de pagamento pretende fazer isso mantendo um blockchain privado que grava transações feitas a partir das carteiras da Square em tempo real, permitindo que o sistema POS identifique o saldo alterado antes que as transações sejam escritas no blockchain público. Segundo a patente, isso não elimina completamente o risco de ataques double spend, mas transfere este risco do vendedor para o serviço de pagamento.
A patente também ressalta que a latência de transação pode ser eliminada ao colocar a custódia dos fundos dos usuários na rede de pagamento, permitindo que a Square simplesmente atualize seu registro interno em vez de gravar transações no blockchain.
Leia mais: Morgan Creek Digital firma parceria com a Bitwise para criar um index fund institucional
O que a Square está preparando?
Claro, não há garantias de que a Square implementará de fato sua rede de pagamento baseada em criptomoedas. O Bank of America, por exemplo, requereu diversas patentes relacionadas a blockchain, embora um ex-vice-presidente que deixou a instituição para fundar uma startup de criptomoedas tenha dito que tais patentes são apenas jogadas de marketing.
Entretanto, a Square, diferente de outras empresas que “brincam” com a pesquisa de blockchain, é liderada por um entusiasta das criptomoedas assumido.
O CEO da empresa, Jack Dorsey, declarou acreditar que o Bitcoin pode ser a moeda nativa da internet dentro de uma década. Ele afirmou durante uma entrevista concedida em maio:
“A internet merece uma moeda nativa. Ela terá uma moeda nativa. Eu não sei se será o Bitcoin, ou não. Eu espero que seja o Bitcoin.”
Dorsey também afirmou em um recente relatório de ganhos que o interesse da Square em Bitcoin vai além de compra e venda, salientando que a empresa vê as criptomoedas como uma tecnologia transformacional.
Ademais, a patente inclui desenhos de referência que parecem mostrar pagamentos em Bitcoin sendo executados através do aplicativo peer-to-peer da Square, Cash App, por meio do qual a empresa começou a oferecer trading de Bitcoin no fim do ano passado.
Os volumes de troca no aplicativo até agora são pequenos se comparados ao mercado. Contudo, a CFO da Square, Sarah Friar, disse recentemente que a companhia viu um crescimento real em sua base de usuários nos serviços relacionados a Bitcoin.
Leia mais: Israel pode adotar criptomoedas para evitar sonegação fiscal
Fonte: CCN