FIFA traz a Copa do Mundo para os fãs de futebol no metaverso
A bola já está rolando na Copa do Mundo de 2022 no Catar.
Os fãs de futebol acompanhando a Copa do Mundo FIFA 2022 no Catar agora podem comprar mercadorias digitais para apoiar suas seleções favoritas, incluindo NFTs “tokenizados” dos gols mais incríveis e até mesmo “visitar” os estádios virtualmente. As informações são do CryptoDaily.
Tudo faz parte do movimento recente da FIFA de abraçar o metaverso, em linha com uma longa tradição que a acolhe de braços abertos com os mais recentes desenvolvimentos tecnológicos. Na Copa do Mundo de 2010 na África do Sul, a FIFA transmitiu alguns dos jogos em 3D. Então, em 2018, na Rússia, forneceu sua primeira experiência de realidade virtual para os fãs. Agora está oferecendo mais uma maneira de os fãs interagirem com a Copa do Mundo por meio do metaverso por meio de uma parceria com a Upland.
A Copa do Mundo da FIFA é o maior evento esportivo do planeta, seguido por milhões de torcedores de todo o mundo. Até recentemente, porém, os fãs estavam limitados em sua capacidade de se envolver com o torneio. Além de voar para o país anfitrião para absorver a atmosfera pessoalmente, a única maneira de participar dos procedimentos era assistir aos jogos na TV. Agora isso está mudando.
Enquanto mais de um milhão de torcedores devem visitar o Catar para vivenciar o torneio de perto, outros milhões poderão fazer o mesmo virtualmente.
Os usuários do metaverso podem entrar no mundo digital do Upland, que é mapeado para o mundo físico, passar várias horas voando virtualmente para o Catar com seu avatar e, finalmente, ir para a vila da Copa do Mundo da FIFA, onde poderão comprar mercadorias digitais, como bandeiras, mascotes, lenços e distintivos que posteriormente poderão ser utilizados para decorar suas propriedades virtuais. Ao completar as coleções virtuais de todos os 32 participantes, eles ainda podem ganhar prêmios, como a posse de uma réplica digital do Estádio Lusail, que sediará a final da Copa do Mundo de 2022.
Para os não iniciados, Upland é um dos maiores jogos de estratégia de propriedade virtual do metaverso. Foi descrito como “Monopoly na Blockchain” e é um lugar onde os jogadores podem aprender como participar da Web3 e contribuir para um ambiente de jogo de realidade virtual voltado para a comunidade. Por meio de sua aliança com a FIFA, o Upland oferece uma maneira de os fãs de futebol se conectarem por meio do maior evento esportivo do mundo.
O Upland trabalhou ao lado da FIFA para criar uma variedade de experiências gamificadas para a Copa do Mundo que fornecem novas maneiras empolgantes para os fãs se conectarem em apoio aos seus times favoritos. No Lusail Stadium digital, os torcedores podem conhecer a vila da Copa do Mundo, que abriga vários showrooms e lojas. Lá, eles podem comprar pacotes NFT da marca FIFA que incluem itens essenciais, passes, lembranças e outros acessórios que os torcedores podem usar para expressar seu apoio a seus times.
A ideia é encorajar os torcedores de futebol a iniciar sua jornada no metaverso e começar a construir uma coleção de terrenos virtuais e casas digitais, baseadas em endereços do mundo real em uma das 22 cidades existentes. Assim como no mundo real, espera-se que o valor dessas propriedades digitais aumente à medida que os usuários desenvolvem edifícios exclusivos sobre eles e os personalizam de acordo com seus gostos. Ao fazer parceria com a FIFA, os proprietários de prédios poderão adornar suas propriedades com bandeiras nacionais e outras decorações exclusivas.
A experiência tem tudo a ver com a construção de uma conexão mais forte com a comunidade esportiva. Ao exibir itens de marca, os fãs também podem criar suas próprias lojas dentro do metaverso, onde podem vender os ativos que coletaram, tornando-se essencialmente empreendedores do metaverso. Os fãs que tiverem a sorte de ganhar prêmios importantes, como o Lusail Stadium, provavelmente descobrirão que esses ativos podem ser extremamente lucrativos.
- Veja também: Os clubes de futebol, Real Madrid e Barcelona, entrarão no metaverso e no universo cripto