O SEBI da Índia cria Comitê para explorar a tecnologia Blockchain
A Securities and Exchange of India (SEBI) criou um comitê destinado a examinar a tecnologia blockchain para determinar seu impacto no mercado financeiro.
O Comitê de Tecnologias Financeiras e Regulatórias (CFRT) será presidido pela Shri T.V. Mohandas Pai da Manipal Global Education. Seu principal objetivo é explorar os desenvolvimentos em fintech nos mercados globais de valores mobiliários. Ao determinar os desafios e as oportunidades, o comitê espera analisar o impacto que a nova tecnologia pode ter em seu próprio mercado de valores mobiliários. Eles então examinarão, deliberarão e aconselharão o SEBI de forma contínua.
A SEBI disse que a tecnologia está avançando em alta velocidade e está “afetando os mercados financeiros”, seja por meio de empréstimos, blockchain, moedas digitais, financiamento de multidões ou negociação algorítmica.
Ele acrescentou:
“Com a revolução impulsionada pela tecnologia nos mercados financeiros, os reguladores enfrentam os desafios e as oportunidades para evoluir de forma mais efetiva através da adoção de novas soluções tecnológicas.”
No ano passado, foi relatado que o segundo maior banco da Índia por ativos, ICICI, mostrou interesse no desenvolvimento de aplicativos com a a tecnologia blockchain.
De acordo com Chanda Kochhar, diretora-gerente e CEO do banco, o banco está preparado para uma revolução tecnológica adquirida por inovações como a tecnologia blockchain. A CEO também falou sobre um piloto bem sucedido de transações que a ICICI havia executado na blockchain.
ICICI não é a única a explorar o potencial do blockchain.
O Axis Bank Ltd. e o Kotak Mahindra Bank Ltd., outras duas instituições financeiras privadas, revelaram que em outubro passado que estavam experimentando soluções baseadas em blocos em diferentes setores de negócios e indústria.
Mais recentemente, o Kotak Mahindra Bank Ltd., completou com sucesso uma transação de finanças comerciais de ponta a ponta com um cliente em uma blockchain. De acordo com o relatório, é “a primeira transação de tipo”, onde a gigante Deloitte completou o teste de finanças comerciais com o banco parceiro JP Morgan Singapore.
Além disso, o banco estatal State Bank of India (SBI), o maior banco do país, revelou em fevereiro que estava lançando um consórcio através da blockchain. Incluindo gigantes bancários privados e empresas de tecnologia, o objetivo é colaborar em soluções de blockchain no setor de finanças.
Fonte: Cryptocoinsnews
André , ariano, engenheiro, empreendedor, trader de criptos profissional, palestrante e professor. Adora números, gráficos e aprender coisas novas.