Banco do Japão testa yen digital em três bancos de grande porte
O banco central trabalhará em conjunto com instituições privadas para corrigir possíveis erros e implementar melhorias
Yen digital será testado em 2023
De acordo com relatório do Nikkei, o Banco do Japão (BoJ), banco central nipônico, iniciará experimentos com a versão online de sua moeda fiduciária, o yen digital, a partir da primavera de 2023.
Serão realizados diversos testes para determinar se há algum tipo de falha técnica ou melhoria que deve ser aplicada antes de seu lançamento oficial. Além disso, questões como o funcionamento da economia sem internet ou desastres naturais serão levadas em consideração durante o período.
Acredita-se que os experimentos durarão cerca de dois anos. Caso não haja nenhum grande empecilho no meio do caminho, pode ser que o yen digital seja lançado em 2026.
- Veja também: Banco do Japão explora perspectivas do Yen digital
Os experimentos preliminares começaram em abril do ano passado, buscando entender o grau de aceitação técnica de uma moeda digital controlada por banco central (CBDC).
Outros governos estão experimentando seus próprios ativos digitais. Um exemplo é o de Cingapura, que formalizou parceria com o Sistema de Reserva Federal dos Estados Unidos (FED) para explorar o assunto com maior propriedade.
O banco central da Índia fez parceria com nove instituições bancárias para desenvolver e emitir seu ativo fiduciário digital.
Jornalista, trader e entusiasta de tecnologia desde a infância. Foi editor-chefe da revista internacional 21CRYPTOS e fundador da Escola do Bitcoin, primeira iniciativa educacional 100% ao vivo para o mercado descentralizado. Foi palestrante na BlockCrypto Conference, em 2018.