Como o colapso da FTX afetou a indústria de jogos Web3?
O colapso da FTX afetou todo o ecossistema cripto. No entanto, os jogos da Web3, ou blockchains games, podem ter sido o setor da indústria que mais profundamente sentiu o impacto, por causa dos laços entre Solana e FTX.
Alguns acreditam que este caso trará mais atenção para projetos descentralizados. Contudo, outros acreditam que a GameFi depende da centralização para atrair jogadores da Web2.
Em 24 de novembro, a Tegro Earn organizou um espaço no Twitter com: Footprint Analytics, Tegro Earn, KCC Games Guild e Earn Alliance. O intuito dessa junção foi falar sobre o impacto do colapso da FTX no Web3 Gaming.
O que isso significa para o quadro geral dos blockchain games?
Neste cenário, mais investidores e participantes do mercado estão perdendo a confiança em entidades centralizadas, como as Dexes.
A mudança de pensamento referente a uma troca aparentemente estável, com fortes laços com o ecossistema GameFi e as principais blockchains e mercados, fez as pessoas repensarem como armazenam e manejam seus tokens.
A partir disso, nos próximos meses, os projetos de Web3 podem perder oportunidades de financiamento, também por conta do bear market. Ademais, esse panorama pode mudar, pois ainda existem financiadores com capital disponível para ser implantado.
Abaixo estão as principais conclusões.
Há um revés; há toda uma questão de confiança. Voltamos ao motivo pelo qual, em primeiro lugar, o Bitcoin nasceu. Não confiamos em entidades centralizadas. Não é como se as pessoas tivessem perdido a fé nas criptomoedas em geral. Explicou Siddharth Menon, o fundador da Tegro
Muitos projetos perderão a chance de financiamento, especialmente pequenos jogos que obtiveram financiamento através do Web3. Por um lado, veremos muitos golpes desaparecendo, mas estamos perdendo muito potencial. Foi a opinião da Earn Alliance.
Isso causará um aumento de projetos descentralizados?
O Bitcoin e a indústria cripto em geral começaram como uma forma de descentralizar o sistema financeiro. Porém, depois, como um movimento natural, se estenderam aos jogos e outras indústrias.
No entanto, muitas empresas centralizadas prosperam no ecossistema pela facilidade de uso que oferecem.
Embora as entidades centralizadas sejam melhores em atrair e manter usuários convencionais para cripto, elas são inerentemente mais arriscadas do que as opções descentralizadas.
Já que todo mundo está tirando seu dinheiro das centralizadas, e agora as trocas centralizadas não são confiáveis, as pessoas vão começar a armazenar e apostar seus tokens em projetos DeFi? Veremos outra onda de protocolos DeFi, especialmente para jogos? Disse Alex Cooper, gerente de comunidade da Footprint Analytics.
A maioria dos jogos está tentando obter jogadores da Web2, e a maneira mais fácil de fazer isso é apenas dar a eles acesso fácil, e a maneira de fazer isso é centralizar. Por um lado, os jogos se tornarão centralizados e, por outro, veremos um aumento de jogos descentralizados, mas para pessoas que já estão no ecossistema. Este foi Juan Jose Martinez, gerente de comunidade da Earn Alliance
Como isso afetou os protocolos GameFi existentes?
Apesar do mercado em baixa, os protocolos GameFi se demonstram relativamente estáveis nos últimos meses. No entanto, com o colapso da FTX e seu efeito no protocolo Solana e no mercado cripto como um todo, provavelmente o efeito será uma redução de jogadores e investidores no setor.
O preço dos NFTs e tokens também caiu, devido a esta junção de fatores. Como resultado, temos uma redução da receita esperada dos jogadores para os projetos nos próximos meses.
Com base em nosso relatório GameFi de outubro, não mudou muito desde setembro até outubro. O valor do financiamento é quase o mesmo e o número de usuários diários é o mesmo. Mas acho que a questão do FTX vai mudar drasticamente nossas estatísticas para o relatório de novembro, especialmente para financiamento. Explica Alex Cooper, da Footprint Analytics
Existem de 20 a 25 projetos que foram financiados pela Alameda Research ou pela FTX Ventures. Com esse tipo de backup, você realmente tem a chance de ser listado na FTX. Com o colapso da exchange, eles também perdem essa vantagem, então precisam buscar financiamento em outro lugar. Concluiu Kyle da KCC Games Guild
Fonte: cryptoslate
Escritor, Compositor e Poeta, não necessariamente nesta ordem. Fissurado em Sci-fi e SteamPunk. Estudando e conhecendo as fascinantes redes Blockchain.