Empresa lança ICO e dá golpe na Coreia do Sul
Apesar de avisos, o golpe atingiu mais de 2000 investidores, causando prejuízos milionários
Em julho deste ano a companhia Shinil Group declarou ter encontrado Dmitrii Donskoi, um navio russo que afundou século passado. De acordo com a empresa, havia ouro no navio, uma quantia avaliada em aproximadamente US$ 130 bilhões.
A notícia era muito suspeita, visto que o Instituto Coreano de Ciência e Tecnologia Oceânica alegou ter descoberto o navio em 2003.
Leia mais: Polícia russa confisca caixas eletrônicos de Bitcoin
O Shinil Group declarou que o Instituto havia cometido uma fraude, e ainda alegou possuir evidências da descoberta.
A prova consistia em um vídeo que o grupo chegou a publicar no Youtube. Aparentemente, o vídeo foi retirado do site, visto que o conteúdo não pode ser encontrado. As autoridades russas não chegaram a confirmar se realmente havia ouro no navio quando ele afundou.
Logo que declarou a descoberta, o Shinil Group lançou uma ICO para poder financiar a infraestrutura da operação, chegando a prometer uma parte do ouro aos interessados. Com aproximadamente 2600 investidores, a moeda denominada Shinil Gold Coin arrecadou cerca de US$50 milhões.
Investigações apontaram o golpe recentemente, e as perdas por enquanto são incalculáveis.
Leia mais: Sem usuários, Petro passa a ser visto como golpe do governo venezuelano
Ryu Seong-jin, antigo CEO do Shinil Group fugiu para o Vietnam, enquanto seguem investigações para identificar os responsáveis pelo golpe. O grupo era formado por canadenses, britânicos e sul-coreanos.
FONTES: CRYPTO DISRUPT e CRYPTOVEST
Formado em Administração de Empresas, sou entusiasta da tecnologia e fascinado pelo mundo das criptomoedas, me aventuro no mundo do trade, sendo um eterno aluno. Bitcoin: The money of the future