Alemanha propõem regulamentação global para as criptos

Alemanha

Pela Alemanha, as regras para as criptomoedas têm que ser unificadas, sendo uma só para reger no mundo todo

A regulamentação da criptomoeda é atualmente um ponto focal para reguladores e legisladores em todo o mundo. Os reguladores têm apertado o cerco em torno da indústria cripto para proteger os consumidores de maus atores.

A queda colossal da exchange de criptomoedas FTX, alarmou ainda mais os reguladores, e os legisladores estão tentando implementar uma regulamentação criptográfica eficaz e eficiente. Mark Branson, presidente da Autoridade Financeira Federal de Supervisão Financeira (BaFin), o órgão regulador financeiro da Alemanha, também compartilha da mesma opinião.

A BaFin ordenou que as autoridades globais cooperem e sancionem as leis pertinentes que se aplicam ao setor de ativos digitais. Branson expressou que as leis seriam úteis, pois forneceriam proteção extra ao investidor e também impediriam o uso de ativos para atividades ilegais.

De acordo com Mark Branson, a abordagem de não intervenção não é o caminho a seguir e é hora de proteger os consumidores. O setor de ativos digitais vem ampliando sua conexão com o setor financeiro tradicional, que exige uma abordagem mais rigorosa na regulamentação do setor.

O atual regime cripto não é rigoroso o suficiente

O presidente da BaFin censurou a sinopse atual do regime que governa os setores cripto como não sendo suficientemente rigoroso. Isso aponta para a condição em que a indústria não será capaz de manter os maus atores no controle.

Ele disse naquela época:

Agora é a hora de uma regulamentação séria de criptomoedas. O ponto mais importante é que não precisa apenas de uma solução europeia. Precisa de uma solução mundial.

Ele convocou todas as nações a virem simultaneamente para propagar uma estrutura regulatória articulada e abrangente o mais rápido possível, expressando que não ter um regime de visão geral rigoroso foi um movimento errado e que muitas das preocupações de segurança poderiam ter sido evitadas se houvesse regras rígidas regulamentos em vigor.

Branson tem sido pró-cripto e tecnologia Blockchain

Branson tem a reputação de demonstrar interesse e ser um defensor dos ativos digitais e da tecnologia blockchain. Ele é de opinião que a indústria de blockchain pode trazer “ondas de inovação”. No entanto, ele também acredita que “essa novidade” pode atrair também “aproveitadores e vigaristas” que podem causar danos aos investidores.

O presidente da BaFin já havia emitido um aviso aos consumidores afirmando que eles deveriam ser cautelosos com os projetos criptográficos em que investem, pois podem acarretar riscos consideráveis.

A indústria cripto, embora esteja se desenvolvendo e se expandindo, não representa uma ameaça à estabilidade econômica global. Essa é mais uma razão para trazer as medidas necessárias que regulam o setor, deixando de fazer as criptomoedas que podem causar problemas no equilíbrio monetário global no futuro, de acordo com Branson.

Foto de Washington Leite
Foto de Washington Leite O autor:

Formado em Administração de Empresas, sou entusiasta da tecnologia e fascinado pelo mundo das criptomoedas, me aventuro no mundo do trade, sendo um eterno aluno. Bitcoin: The money of the future