NVT Ratio aponta que o Bitcoin ainda está “supervalorizado”
Dados on-chain mostram que os sinais não parecem bons para o Bitcoin, pois o NVT Ratio indica que a criptomoeda ainda está supervalorizada no momento.
Conforme apontado por um analista em um post da CryptoQuant, o Bitcoin está atualmente supervalorizado do ponto de vista da cadeia. O “Network Value to Transactions (NVT) Ratio” é um indicador que mede a relação entre o valor de mercado do Bitcoin e seu volume de transações (ambos em USD).
Essa proporção julga se o valor atual do Bitcoin (ou seja, o valor de mercado) é justo ou não, comparando-o com a capacidade da rede de negociar moedas no momento (o volume da transação). Quando a métrica tem um valor alto, significa que o preço do BTC está alto em relação ao volume e, portanto, a moeda pode estar dentro de uma bolha no momento. Por outro lado, valores baixos sugerem que o BTC pode estar subvalorizado, pois a cadeia tem uma alta capacidade de negociar moedas (em comparação com o valor de mercado) no momento.
Aqui está um gráfico que mostra a tendência na proporção Bitcoin NVT no ano passado:
Como o gráfico acima destaca, o índice NVT do Bitcoin aumentou após o colapso da LUNA em maio deste ano e, desde então, permaneceu em níveis semelhantes ou superiores. Isso significa que, apesar do preço observar várias quedas no período, o valor da moeda ainda se tornou cada vez mais supervalorizado à medida que os volumes no mercado caíram drasticamente.
Mesmo após a queda da FTX, que deu outro golpe sólido no valor de mercado da criptomoeda, a métrica só subiu mais, pois registrou uma nova alta para o ano recentemente. O BTC está ficando cada vez mais caro à medida que os ursos se aprofundam, sugerindo o estado terrível do mercado em termos de volumes de negociação.
A Quant também observa que o número de UTXOs em perda (basicamente a quantidade de carteiras/investidores em perda) tem aumentado consistentemente ao longo do reinado dos ursos.
Ambos os sinais certamente não são a favor do Bitcoin e podem significar que há mais problemas para os investidores. “Um mercado de baixa mais extenso pode ser visto como um risco potencial que pode aumentar a pressão de venda”, explica o analista.
- Veja também: Análise de preço: Bitcoin (BTC) e Cardano (ADA)