Inteligência artificial detecta comportamento atípico no mercado das criptomoedas antes da dura queda de hoje
Alguém manipulou os valores das criptomoedas?
No início do dia, notícias se espalharam de que Goldman Sachs abandonou temporariamente seus planos de lançar uma mesa de operações de criptomoedas, coincidindo com o declínio agudo do mercado. Em outro dia, analistas do mercado viram um trader iniciar uma posição de 10 mil BTC em short, enquanto o sentimento geral do mercado estava positivo.
Grandes analistas questionaram o motivo pelo qual alguém iniciaria uma posição de US$74 milhões em short de forma tão rápida. Não fez sentido, a menos que ele soubesse algo que os analistas não sabem. Apenas alguns dias após iniciar tal posição, notícias negativas surgiram.
Outros especulam que pode ter sido alguém da própria Goldman Sachs que adotou a posição de US$74 milhões em short, aguardou 2 dias, e então anunciou a mudança de planos da instituição financeira em relação a criptomoedas.
Estas especulações nada mais foram do que apenas isso – especulações. Contudo, com uma nova tecnologia baseada em inteligência artificial supervisionando o mercado das criptomoedas, há evidências que apontam para uma manipulação deliberada do mercado, embora ainda não se saiba quem são os responsáveis. O site CCN escavou os dados e os divulgou.
Leia mais: Hackers atacam Google para roubar chaves de acesso de wallets
O que aconteceu com o mercado
Quando a queda ocorreu durante a manhã, alguns traders estavam buscando ativamente por notícias que justificassem o -10% que aplacou o mercado. Bitcoin, Ether, Litecoin e outros tokens sofreram perdas substanciais.
Mais tarde, o catalisador foi descoberto: a Goldman Sachs decidiu pausar seus desenvolvimentos relacionados à sua mesa de operações de criptomoedas. Muitos comentários acerca desta notícia se deram sobre um potencial caso de insider trading, além do fato de que compradores institucionais gostariam que os valores caíssem, viabilizando uma entrada favorável no mercado.
Cientistas de dados e analistas de mercado da equipe RoninAI, uma plataforma de sinais de criptomoedas baseada em inteligência artificial, analisaram mais profundamente a situação e viram algumas atividades suspeitas em torno da queda. Diversos indicadores apontavam para um comportamento atípico do mercado logo antes da queda. Um deles é o sentimento social, que cresceu esporadicamente minutos antes da fatídica queda.
O gráfico dos últimos três dias exposto abaixo indica que tal volatilidade no sentimento social ocorre com frequência, e que os algorítimos da plataforma reagem a estas movimentações.
Este gráfico não indica positivismo ou negativismo, mas um fluxo de atividade que não é autêntico. Para acompanhar mais de perto, observe as últimas duas horas que precederam o evento. Fica muito claro como o sentimento social teve um pico acima dos três pontos padrões. Dados históricos indicam que estes picos não são eventos tipicamente naturais.
Três eventos padrões ocorreram em 0,3% dos casos, e toda vez que ocorreram, a equipe da RoninAI estudou cada caso isoladamente para analisar seus potenciais efeitos no mercado.
Leia mais: Empresas americanas são investigadas por oferecer ICO’s não registradas
Durante a queda, o rompimento dos pontos padrões ocorreu cerca de 10 a 15 minutos antes do declínio, levantando questões sobre o acontecimento ser relacionado ou não com manipulação do mercado. O timing, em conjunto com o pico sobrenatural, representa um forte indicador.
Cientistas de dados acreditam firmemente que o evento se tratou de manipulação ou insider trading, mas estão relutando para dar uma resposta assertiva por razões óbvias.
De qualquer forma, a boa notícia para os touros é que a pessoa que colocou os 10 mil BTC em short terá que comprá-los de volta em algum ponto, alavancando o valor da moeda. A má notícia é não sabermos quando eles encerrarão suas posições em short e comprarão de volta as criptomoedas. Não há uma forma de prever como tal ação afetará o mercado, a curto e longo prazo.
Fonte: CCN