As baleias de Bitcoin perderam o interesse pela criptomoeda?

Baleias Bitcoin

Dados mostram que o interesse das baleias pelo Bitcoin caiu, atingindo dados extraídos no ano de 2020

De acordo com dados da empresa de análise on-chain, Santiment, as transações feitas na rede por baleias diminuíram recentemente. O indicador utilizado é o “contagem de transações de baleias”, que mede o número total de transferências de Bitcoin que ocorrem na cadeia em um determinado dia, avaliadas em US$ 1 milhão ou mais.

Quando o valor deste indicador é alto, significa haver inúmeras movimentos acontecendo no mercado, sugerindo que as baleias estão negociando ativamente. Por outro lado, valores baixos, sugerem que esses enormes titulares não estão fazendo muitos movimentos no momento.

Abaixo o gráfico que mostra a tendência na contagem de transações das baleias Bitcoin nos últimos cinco anos ou mais:

image 87
O valor da métrica atingiu pontos bastante baixos nos últimos dias – Fonte: Santimento

Como mostra o gráfico acima, a contagem de transações das baleias do Bitcoin, diminuiu à medida que o mercado em baixa se tornou mais longo. O indicador atingiu agora níveis bastante baixos relativamente à média de 2021 e 2022, sendo de fato os valores atuais os mais baixos desde dezembro de 2020.

Isso significa que as baleias estão mostrando pouco interesse em negociar BTC no momento. Embora isso signifique que esses investidores não estão adicionando nenhuma pressão de venda significativa no momento, também implica que eles não estão acumulando muito. Esta é a razão pela qual o preço da criptomoeda está preso em uma consolidação sem fim ultimamente.

Santiment aponta que historicamente existe uma forte correlação entre a contagem de transações de baleias e o valor do Bitcoin, como é visível no gráfico. As corridas de touros geralmente têm uma atividade muito alta dessa coorte, enquanto os ursos têm visto uma desaceleração como a que está sendo observada atualmente.

Curiosamente, os períodos de tendências de baixa geralmente são revertidos quando a contagem de transações de baleias aumenta em pontos onde o preço está caindo. Essa atividade sugere que o interesse desse grupo está de volta para negociar a criptomoeda, e o acúmulo resultante eleva o preço.

Houve alguns picos na métrica recentemente também, mas eles geralmente coincidiram com aumentos no preço. Assim, provavelmente foram devido à distribuição (e não da acumulação). Agora resta saber quando as baleias voltarão a negociar a moeda com força total e causarão uma reversão altista no preço.

No momento da edição deste artigo, o Bitcoin está sendo negociado a US$ 16.659, com queda de 1,63% nas últimas 24 horas e se comparado com a semana anterior, está tendo uma queda de 1,16%, conforme os dados da CoinMarketCap.

Foto de Washington Leite
Foto de Washington Leite O autor:

Formado em Administração de Empresas, sou entusiasta da tecnologia e fascinado pelo mundo das criptomoedas, me aventuro no mundo do trade, sendo um eterno aluno. Bitcoin: The money of the future