Criador dos NFTs “Mutant Apes Planets” é preso em Nova Iorque
Aurelien Michel, criador dos NFTs Mutant Apes Planets, é acusado de aplicar golpe em seus compradores de mais de US$ 3 milhões
As autoridades dos EUA prenderam Aurelien Michel, o criador de Mutant Apes Planets NFTs, por fraudar investidores por meio de um esquema de pull scheme (puxão de tapete).
Segundo o processo feito em um tribunal federal no Brooklyn, Muchel, de 24 anos, fraudou membros de sua comunidade NFT em mais de US$ 2,9 milhões em ativos digitais.
No comunicado à imprensa do Departamento de Justiça em 5 de janeiro, o réu, ao divulgar o projeto para investidores, prometeu vários produtos, incluindo brindes, sorteios, coleções de mercadorias e acesso exclusivo a outros ativos digitais.
Além disso, Michel supostamente fez várias promessas falsas para introduzir vários programas que aumentariam o valor dos NFTs Mutant Apes Planets recém-adquiridos.
No entanto, nada disso aconteceu, pois todos os recursos arrecadados após o esgotamento dos NFTs Mutant Apes Planets foram transferidos para endereços de carteiras controladas por Michel. Portanto, deixou os investidores com um ativo sem valor após a puxada do tapete – um tipo de golpe de saída pelo qual os criadores retiram liquidez de um projeto antes da conclusão do projeto.
Michel culpa a Comunidade pelo puxão do tapete
Ao admitir a realização do esquema de puxar o tapete, Michel sob o pseudônimo de “James” em um bate-papo na mídia social com membros da comunidade, culpou suas ações na comunidade NFT tóxica.
Pelo contrário, os membros da comunidade disseram que a falta de atividades e a falta de intenção de cumprir as promessas feitas aos investidores alimentaram as discussões do FUD na comunidade.
Além disso, os promotores afirmam que Michel não pode culpar a comunidade por seu comportamento criminoso, pois enfrentará as consequências de suas ações após sua prisão. Curiosamente, a prisão foi um esforço colaborativo de várias agências nos Estados Unidos, incluindo o Internal Revenue Service (IRS) e o Departamento de Segurança Interna.
Michel, que atualmente reside nos Emirados Árabes Unidos, foi preso no dia 4 de janeiro, no Aeroporto Internacional John F. Kennedy. Em uma tentativa de trazer o projeto de volta à vida, a comunidade assumiu o comando do projeto Mutant Apes Planets, que é uma imitação das coleções blue chip do Mutant Ape Yacht Club desde a prisão do criador.
Formado em Administração de Empresas, sou entusiasta da tecnologia e fascinado pelo mundo das criptomoedas, me aventuro no mundo do trade, sendo um eterno aluno. Bitcoin: The money of the future