MetaMask alerta sobre novo golpe, saiba como não ser uma vítima
O golpista aproveita quando você copia e cola o endereço na carteira MetaMask, mas tem maneiras de não cair neste golpe
A MetaMask notificou recentemente em sua página, alertando a comunidade cripto sobre um novo tipo de golpe chamado “envenenamento de endereço”.
O golpe foi classificado como “bastante inócuo em comparação com outros tipos de golpes”. No entanto, a empresa alertou que o envenenamento de endereço ainda tem o potencial de enganar usuários desavisados e fazê-los perder dinheiro.
O “envenenamento de endereço” é um vetor de ataque que em contraste com outros golpes — geralmente usam métodos que serviram tão bem a muitos golpistas, como aprovações ilimitadas de tokens, phishing para sua frase de recuperação secreta, etc. — depende do descuido e da pressa do usuário.
Como funciona o “envenenamento de endereço”
1 – Você envia uma transação normal para alguém;
2 – Os golpistas utilizam um software que monitora as transações na rede (normalmente são transações que envolvem stablecoins). Usando um gerador de endereços, eles fazem um parecido com o da pessoa que você enviou;
3 – Com o endereço falso em mãos, o golpista envia uma quantia insignificante (muitas vezes utilizam tokens zero) para a sua carteira da vítima, com isto eles envenenam a sua carteira, deixando um endereço parecido com o endereço verdadeiro;
4 – Como o endereço falso é muito semelhante, na próxima transferência que você for realizar, possivelmente você pegará o endereço do histórico e com isto pegará o endereço errado, enviando a quantia para o golpista e como transações on-chain são imutáveis, os fundos perdidos serão irrecuperáveis.
MetaMask explica como evitar este golpe
Infelizmente, devido à natureza das blockchains públicas, qualquer pessoa, incluindo golpistas, pode enviar transações para qualquer endereço, se desejar.
A MetaMask reiterou a importância de verificar cada caractere do endereço antes de enviar fundos, não apenas os primeiros e o últimos.
Desenvolva o hábito de verificar minuciosamente cada caractere do endereço antes de efetuar uma transação. Essa é a única maneira de ter certeza de que você está enviando para o destinatário certo.
Outras estratégias para evitar ser vítima de “envenenamento de endereço”, incluem: não usar o histórico de transações para copiar endereços, colocar endereços usados com frequência na lista de permissões para evitar copiar e colar e por último usar transações testes, especialmente ao transferir grandes quantias.
Formado em Administração de Empresas, sou entusiasta da tecnologia e fascinado pelo mundo das criptomoedas, me aventuro no mundo do trade, sendo um eterno aluno. Bitcoin: The money of the future