Gemini, exchange de criptomoedas dos irmãos Winklevoss, lança criptomoeda pareada com o dólar americano
Exchange de criptomoedas Gemini lança sua stablecoin
Gemini, a exchange de criptomoedas fundada pelos irmãos Cameron e Tyler Winklevoss, anunciou a criação de um token Ethereum pareado com o dólar americano, cujo objetivo é suplantar a tether como stablecoin de escolha pelos traders.
Leia mais: 3xBit: Exchange de Campinas/SP lança vídeo Institucional
Anunciada nesta segunda-feira, a Gemini dollar (GUSD) objetiva se tornar algo que o controverso token tether ainda não se tornou, uma representação digital confiável e regulada do dólar americano, que pode ser transmitida por meio de blockchain e negociada em exchanges de criptomoedas localizadas no mundo todo. A Gemini declarou:
“Até o momento, não existe uma representação digital do dólar americano confiável e regulada que se movimente de forma aberta e descentralizada como as criptomoedas. A Gemini dollar (abreviação: GUSD) combina a credibilidade e a estabilidade do valor do dólar americano com a tecnologia blockchain e supervisão dos reguladores dos Estados Unidos, notadamente, o Departamento de Serviços Financeiros do Estado de Nova York (NYDFS).”
Lançamento de stablecoins está em alta
Gemini se junta ao crescente grupo de companhias que lançaram tokens vinculados ao dólar americano, ou a outras moedas fiat. A stablecoin mais utilizada atualmente é a tether, cujo emissor homônimo foi criticado por seu modelo operacional opaco e pela associação com a exchange de criptomoedas, Bitfinex.
Leia mais: SEC suspende trading de produtos relacionados a Ethereum e Bitcoin
Tether é atualmente a oitava maior criptomoeda do mundo em capitalização de mercado, que atualmente é de US$2,8 bilhões. Contudo, apenas o Bitcoin possui um volume de troca maior que o da stablecoin, devido ao fato de que o token serve como um “coringa” do dólar na vasta maioria das exchanges de criptomoedas que não podem oferecer trocas diretas com a moeda fiat.
Falando à CNBC, Tyler Winklevoss afirmou que nenhum outro token ligado ao dólar é suficientemente regulamentado e transparente para preencher o verdadeiro potencial de uma stablecoin.
“Eu não creio que algum das ofertas se adeque ao trabalho de resolver o problema de confiança. A Gemini dollar é a primeira stablecoin regulamentada do mundo,” ele afirmou.
Fonte: CCN