A Apple está desenvolvendo telas ultrafinas de última geração para dispositivos AR
Monitores micro OLED sendo desenvolvidos junto com microLED.
A Apple está trabalhando com a TSMC para desenvolver telas micro OLED ultrafinas e com baixo consumo de energia para seus próximos dispositivos de realidade aumentada, informou a Nikkei Asia. O projeto de P&D está em um estágio de produção experimental, com foco em monitores menores que uma polegada de tamanho e com “vários anos” de distância da comercialização. A Apple também está desenvolvendo monitores MicroLED no mesmo laboratório da Apple em Taiwan.
De acordo com a Nikkei, os monitores micro OLED em desenvolvimento são capazes de ser tão finos e compactos porque são construídos diretamente em pastilhas de chip, em vez de vidro, como as telas OLED ou LCD tradicionais. Notícias do projeto seguem relatos de que a Apple tem fones de ouvido VR e AR em desenvolvimento. Ele poderia lançar seu primeiro fone de ouvido VR (codinome N301) já no próximo ano, enquanto um par de óculos AR mais leve (codinome N421) poderia seguir em 2023. O N301 supostamente apresenta dois monitores 8K e um exterior de tecido para reduzir seu peso , enquanto os futuros fones de ouvido podem eventualmente usar essa nova tecnologia de painel para se tornarem mais finos e leves.
Além de trabalhar em micro OLED, Nikkei relata que a Apple também está trabalhando em tecnologia de display MicroLED no mesmo laboratório secreto em Taiwan. Esses painéis auto-emissivos, que usam LEDs em miniatura para eliminar a necessidade de uma luz de fundo tradicional, podem acabar em dispositivos como o Apple Watch, iPad e MacBooks. A Samsung já vende uma TV MicroLED chamada The Wall, embora a tecnologia esteja muito longe de ser popular ou acessível.
Como nota: o micro OLED e o MicroLED são diferentes do Mini-LED, que usa uma série de LEDs como luz de fundo atrás de um display LCD mais tradicional. A tecnologia Mini-LED já está disponível em TVs de empresas como a TCL, e a Apple também está trabalhando para trazê-la para dispositivos como iPads e MacBooks em um futuro não muito distante.
De acordo com Nikkei, os esforços de P&D da Apple são uma tentativa de reduzir sua dependência de outras empresas, como a Samsung, para fornecer seus monitores. A tela OLED do iPhone 12 é considerada o segundo componente de terceiros mais caro atrás do modem Qualcomm 5G, por exemplo. Embora a Apple possa acabar usando essas tecnologias em seus produtos, ela também pode apenas usar seu trabalho para adquirir patentes de tecnologia, dando a ela mais controle sobre essas tecnologias de última geração, observa Nikkei.
A Apple não é a única empresa trabalhando para desenvolver essas tecnologias de exibição. A Sony Semiconductor Solutions desenvolveu micro displays OLED para headsets AR e VR, enquanto uma parceria da BOE, Yunnan North OLiGHTEK Opto-Electronic Technology e Kopin também estão trabalhando juntos na tecnologia. Enquanto isso, Samusung, BOE e San’an Optoelectronics também estão trabalhando para comercializar monitores MicroLED.
Fonte: TheVerge
Estudante de Sistema da Informação, técnico de informática, apaixonado por tecnologia, entusiasta das criptomoedas e Nerd.