A China “definitivamente” lançará sua criptomoeda em 6 a 12 meses

Gestora de fundo diz que a criptomoeda da China será definitivamente lançada muito em breve

Edith Yeung, gestora do fundo de capital de risco focado em blockchain, Proof of Capital, disse recentemente que acredita que a China “definitivamente” lançará sua criptomoeda em 6 a 12 meses.

Conversando com Arjun Kharpal e Christine Tan, da CNBC, na conferência CNBC East Tech West na China, Yeung observou que o governo chinês está pensando em lançar sua própria moeda digital há anos e já identificou entidades para uma possível distribuição.

Ela disse que acredita que a Digital Currency Electronic Payment (DCEP) da China, que seria equivalente ao yuan virtual, será lançada “muito em breve”. Yeung acrescentou:

“Então, acho que definitivamente dentro dos próximos seis a doze meses.”

Embora não se saiba muito sobre a próxima moeda digital da China – nem mesmo se ela será apoiada pela tecnologia blockchain – um funcionário do Banco Popular da China (PBoC), o banco central da China, disse que o DCEP atenderá à demanda por anonimato.

A moeda digital proposta está chegando em um momento em que os EUA e a China estão brigando por comércio e tecnologia, o que alguns afirmam ser uma luta pela liderança global. Atualmente, o dólar americano é a moeda de reserva mundial, mas Yeung disse que o DCEP pode ajudar a aumentar o uso do yuan chinês e até “desafiar os EUA”.

Referindo-se a uma iniciativa do presidente chinês Xi Jinping chamada “One Belt One Road”, que busca conectar a infraestrutura de mais de 60 países da Ásia, Europa, África e Oriente Médio, Yeung observou:

“Você pode imaginar, especialmente para a iniciativa One Belt One Road, que emprestam tudo em yuan virtual? Muitos desses países vão querer trabalhar com a China para começar a adotar o yuan virtual.”

De acordo com a administradora do fundo, o EUA: precisa “se apressar para ter um pensamento e uma política forte, pelo menos uma direção para o dólar virtual”. Mais tarde na entrevista, ela abordou a proposta de criptomoeda Libra do Facebook, e disse que ela inspirou outros países a emitir suas próprias moedas digitais.

Fonte: CryptoGlobe

Foto de Bruno Lugarini
Foto de Bruno Lugarini O autor:

Estudante de Sistema da Informação, técnico de informática, apaixonado por tecnologia, entusiasta das criptomoedas e Nerd.