A história do YouTube e seu impacto na internet

O YouTube é a plataforma de compartilhamento de vídeo da Internet. Mas quem o fundou e por quê?

O YouTube é a maior plataforma de vídeos da Internet. Possui mais de 4 bilhões de horas em visualizações e cerca de 250 horas de conteúdo em vídeo são vistos por dia.

Desde suas origens, em 2005, o YouTube se transformou, de uma ferramenta para vídeos amadores em uma distribuidora de conteúdo original.

Também permitiu a criação de uma profissão totalmente nova – os criadores de conteúdo do YouTuber, que pode ser uma carreira muito lucrativa para muitos YouTubers ao redor do mundo.

Qual era o objetivo original do YouTube?

O YouTube foi originalmente criado como uma plataforma para qualquer pessoa postar qualquer conteúdo de vídeo que desejasse. Esperava-se que os usuários pudessem usar o site para carregar, compartilhar e visualizar conteúdo sem restrições.

Desde então, tornou-se um dos principais sites de distribuição de vídeos do mundo.

Hoje, muitos criadores de conteúdo ganham a vida decentemente, criando, editando e enviando vídeos para o YouTube.

Graças a coisas como o Programa de parceria do YouTube e o AdSense do Google, as pessoas podem criar carreiras de sucesso como YouTubers.

O YouTube foi fundado no Dia dos Namorados em 2005. Foi ideia de Chad Hurley, Steve Chen e Jawed Karim, que eram todos ex-funcionários do Paypal.

Tudo começou como uma empresa em um escritório improvisado, em uma garagem.

O primeiro vídeo do Youtube:

A ideia nasceu, segundo seus fundadores, em um jantar em San Fransisco, cerca de um ano antes em 2004. O trio ficou frustrado com o quão difícil era, na época, encontrar, assistir e compartilhar vídeos online.

“Sentimos que o vídeo realmente não estava sendo abordado na Internet”, disse Chad Hurley em uma entrevista inicial: “As pessoas estavam coletando videoclipes em seus telefones celulares … mas não havia uma maneira fácil de compartilhá-los”.

Em maio de 2005, a versão beta do YouTube chegou à rede e, em apenas um mês, o primeiro vídeo, “Me at the Zoo”, um clipe de 19 segundos, publicado pelo próprio Karim estava online.

Em setembro de 2005, o YouTube conseguiu seu primeiro hit de um milhão de vídeos. Foi um anúncio da Nike que se tornou viral.

No primeiro viral temos Ronaldinho recebendo seu par de chuteiras de ouro. A Nike também foi uma das primeiras grandes empresas a adotar o potencial promocional do YouTube.

No mês seguinte, em novembro de 2005, a empresa de capital de risco Sequoia Capital investiu impressionantes US $ 3,5 milhões no negócio. Roelof Botha (que também trabalhou anteriormente no Paypal) também se juntou ao conselho de diretores do YouTube.

A Sequoia e a Artis Capital Management investiram US $ 8 milhões adicionais em 2006, pois o site obter um crescimento significativo nos primeiros meses.

Quem começou o YouTube?

Como mencionado anteriormente, o YouTube foi fundado por:

  • Chad Hurley
  • Steve Chen
  • Karim Jawed

Todos os três estavam trabalhando para o Paypal na época da fundação do YouTube em 2005.

Chad Hurley – estudou design na Universidade de Indiana da Pensilvânia antes de ingressar na divisão do Ebay depois de se formar em 1999. No Paypal, ele se concentrou principalmente no UX de sua interface.

Steven Shih Chen – nasceu em 1978 em Taipei, Taiwan. Sua família emigrou para os EUA quando ele tinha oito anos. Steve estudou, mas saiu antes de se formar na Academia de Ciências e Matemática de Illinois.

Mais tarde, ele frequentou e se formou na Universidade de Illinois em Urbana-Champaign com um diploma em ciência da computação em 2002. Mais tarde, ele se juntou ao Paypal.

Jawed Karim – nasceu em 1979 em Merseburg, Alemanha Oriental. Seu pai era bengali e sua mãe era alemã.

Depois de experimentar a xenofobia na Alemanha, seu pai mudou-se com a família para Saint Paul, Minnesota, em 1992. Mais tarde, Jawed frequentou, mas saiu antes de se formar em ciência da computação na Universidade de Illinois Urbana-Champaign.

Depois de desistir, Jawed se tornaria um dos primeiros funcionários do novo Paypal. Enquanto estava no Paypal, ele continuou seu curso e se formou em ciência da computação.

Mais tarde, obteve um mestrado em ciência da computação pela Universidade de Stanford.

Como o YouTube foi criado?

O conceito do YouTube foi inspirado, segundo Jawed Karim, pela má repercussão de Janet Jackson no Super Bowl e pelo devastador tsunami no Oceano Índico.

“Como uma startup financiada por capital, a ideia do YouTube recebeu um investimento de US $ 11,5 milhões da Sequoia Capital em 2005. Em fevereiro, o nome de domínio foi registrado na sede acima de uma pizzaria na Califórnia. Em abril, o primeiro vídeo foi carregado por Karim chamado ‘Eu no zoológico’. Após um período de testes beta, o site foi lançado em dezembro de 2005 e um comercial da Nike se tornou o primeiro vídeo a receber um milhão de visualizações “, segundo o Engadget.

Em fevereiro de 2004, o agora famoso logotipo do YouTube (desde que foi alterado em 2017) foi registrado como marca comercial e o domínio do site também foi definido.

A ideia original era que os usuários pudessem enviar vídeos, se apresentar e dizer no que eles estavam interessados. Isso realmente não decolou, e os co-fundadores logo levaram o YouTube a se tornar um site de compartilhamento de vídeo mais geral.

Desde então, o YouTube cresceu exponencialmente. Aqui estão alguns dos principais marcos de sua história:

  • Abril de 2005: “Eu no zoológico” se torna o primeiro vídeo a ser lançado no site.
  • Setembro de 2005: um anúncio da Nike se torna o primeiro vídeo a atingir 1 milhão de visualizações.
  • Julho de 2007: o YouTube faz parceria com a CNN para sediar seu primeiro debate presidencial.
  • Abril de 2009: o YouTube ganha o prêmio Peabody por suas excelentes conquistas na mídia eletrônica.
  • Abril de 2009: juntamente com a Vivendi, o YouTube lança o serviço de videoclipe VEVO.
  • Início de 2011: o YouTube mostra-se fundamental no compartilhamento de cenas da mudança da Primavera Árabe para a democracia no Oriente Médio e no norte da África.
  • Julho de 2012: as Olimpíadas são transmitidas ao vivo pela primeira vez.
  • Outubro de 2012: o YouTube faz parceria com a ABC para transmitir ao vivo um debate presidencial pela primeira vez.
  • Dezembro de 2012: “Gangnam Style” se torna o primeiro vídeo a atingir 1 bilhão de visualizações.
  • Março de 2013: o YouTube atinge 1 bilhão de visitantes mensais únicos.
  • Janeiro de 2016: o “Hello” de Adele se torna o vídeo mais rápido a atingir 1 bilhão de visualizações em apenas 88 dias.

Origem do nome

Ao contrário de outros nomes de empresas, o YouTube é realmente auto-explicativo.

“O nome” YouTube “é bem simples. O” Você “representa que o conteúdo que é gerado pelo usuário, criado por usuários individuais e não pelo próprio site, e” Tube “é um aceno para um termo original mais antigo para a televisão.

Quando as TVs eram novas, os monitores de tela pré-LCD usavam “tubos” de raios catódicos para fornecer imagens. No início da história do YouTube, no entanto, isso causou alguns problemas, observa rewindandcapture.com.

Curiosamente, logo após o registro do URL do YouTube, ele foi atacado imediatamente por outra empresa chamada Universal Tube & Rollform Equipment. O endereço do site deles era muito parecido – www.utube.com. Eles entraram com uma ação contra o YouTube, mas isso parece não ter sido bem-sucedido. Hoje, o URL deles é www.utubeonline.com.

Desde seus primeiros dias em 2005, o YouTube cresceu e se tornou um gigante da Internet. Agora, ele está presente em mais de 75 países e está disponível em 61 idiomas, e centenas de horas de vídeo são carregadas a cada minuto!

Hoje, possui mais de um bilhão de usuários e se tornou a plataforma de compartilhamento de vídeo da Internet.

Por quanto o Google comprou o YouTube?

O YouTube cresceu rapidamente em tamanho e popularidade em todo o mundo, e isso despertou o interesse do Google, que viu o enorme potencial da plataforma.

Em outubro de 2006, eles abordaram o YouTube com uma oferta para colocá-los sob o banner do Google com uma oferta atraente de US $ 1,65 bilhão.

Chamando o YouTube de “o próximo passo na evolução da Internet”, os fundadores do YouTube aceitaram a oferta generosa. Na época, a empresa tinha apenas cerca de 65 funcionários.

O investimento do Google foi feito em ações da empresa e a transação foi concluída em novembro de 2006. Naquela época, era a segunda maior aquisição do Google, depois da Applied Semantics e da dMarc Broadcasting.

“O registro da SEC em 7 de fevereiro de 2007 pelo Google revelou a repartição dos lucros para os investidores do YouTube após a venda ao Google. Em 2010, o lucro de Chad Hurley foi superior a US $ 395 milhões, enquanto o lucro de Steve Chen foi superior a US $ 326 milhões”.

Fonte: InterestingEngineering

Foto de Bruno Lugarini
Foto de Bruno Lugarini O autor:

Estudante de Sistema da Informação, técnico de informática, apaixonado por tecnologia, entusiasta das criptomoedas e Nerd.