A Internet descentralizada veio para ficar

A internet centralizada nos levou até aqui. Mudou a maneira como vivemos, pensamos, trabalhamos, amamos e nos conectamos com o mundo ao nosso redor, agora é a vez da internet descentralizada

A Internet descentralizada veio para ficar

Internet centralizada é a primeira fronteira de como nos conectamos nos últimos 20-30 anos. O valor que ela trouxe para o mundo foi tremendo, e afetou todas as facetas do empreendimento humano, desde esportes a entretenimento, medicina, literatura, educação, informação, política e governança.

Seus potenciais ainda estão sendo explorados de maneiras mais criativas e inovadoras, e há mais que pode ser feito com isso, com mais inovações nas diferentes facetas mencionadas anteriormente.

Porém, ela está sendo atormentada por regulamentações e leis que estão gradualmente sufocando as possibilidades inovadoras que, podem existir fora dessas regulamentações. Essas regulamentações estão praticamente controlando como as novas tecnologias podem expandir e mudar ainda mais o futuro da vida e do trabalho.

Existe também o problema do controle central. Grandes empresas como a Amazon e o Facebook detêm petabytes de dados e servem como uma única fonte de falhas para o planeta.

A internet descentralizada como solução?

A descentralização significa simplesmente que o poder é dado ao usuário na rede. Isso significa que todos na rede têm uma participação. Isso significa que o poder da rede não está vinculado a uma única cooperação, indivíduo ou grupo de indivíduos. Isso significa que podemos contribuir para o crescimento da rede de forma independente e ser uma parte interessada.

Com isso, ninguém é uma autoridade central da rede, ninguém tem autonomia para controlar o sistema e ninguém tem a capacidade de destruir, alterar, adulterar ou desligar o sistema. Resumindo, o poder é dado aos usuários e não às grandes corporações e ao governo, que apenas determinam como a internet funciona, atualmente.

Desafios da internet descentralizada

Um dos maiores desafios da web descentralizada é a escalabilidade e segurança. O fato de ser descentralizada e o poder estar nas mãos dos usuários e de qualquer pessoa, significa que o sistema está exposto a diversos tipos de ataques, e aqueles que farão parte do sistema precisarão estar muito atentos à segurança, pois ações maliciosas estão esperando, para roubar e vender informações preciosas.

Uma vez que também não é “governada”, significa que as únicas regras que existem no sistema são aquelas criadas pelo próprio sistema, o que pode representar um enorme desafio. Portanto, novos guardas e regras precisam ser “injetados” de vez em quando para, atuar como algum tipo de governança.

A Internet centralizada ainda formará a base com a qual a Internet descentralizada prosperará. A Internet descentralizada em um futuro próximo se integrará às tecnologias atuais como IA, Robótica, IoT, Computação Quântica e trará novas fronteiras para tudo.

Foto de Neidson Soares
Foto de Neidson Soares O autor:

Conheceu esse universo dos criptoativos em 2016 e desde 2017 vem intensificando a busca por conhecimentos na área. Hoje trabalha juntamente com sua esposa no criptomercado de forma profissional. Bacharelando em Blockchain, Criptomoedas e Finanças na Era Digital.

neidson8