A mineração de bitcoins com o Commodore 64 não é viável

Software que permite a mineração de BTC é bastante simples, a ponto de funcionar até mesmo em um antigo Commodore 64 da década de 1980, com uma Super CPU de apenas 0,02 GHz.

O fato de ser possível a mineração de bitcoins com esse software, não significa de forma alguma que se possa realmente extrair bitcoins de forma lucrativa.

Ou seja, certamente com tal baixo poder de computação, está além da possibilidade de validar um bloco por conta própria, então a única solução seria fazer pool com outros mineiros.

No entanto, dentro de um pool de mineração, a receita é dividida em proporção ao poder de computação disponível para o pool, então fornecer um poder de computação tão baixo resultaria em receitas tão baixas que seriam insignificantes.

Além disso, o software usado para extrair bitcoins consome muita eletricidade , de modo que as pequenas receitas não cobririam nem remotamente os custos de mineração.

Bilhões de anos para extrair bitcoin com o Commodore 64

Alguém fez as contas .

Do jeito que as coisas estão, para obter realisticamente 1 bitcoin inteiro minerando com um Commodore 64, levaria 50 bilhões de anos e custaria mais de um milhão de bilhões de dólares.

A receita seria de cerca de US$ 55.000, portanto, seria uma grande atividade deficitária.

Incidentalmente, 50 bilhões de anos significam cerca de 18 milhões de bilhões de dias, e dividindo 1 BTC por este número significa que a receita de cada dia seria cerca de 5 bilionésimos de um Satoshi. Um Satoshi por sua vez é o centésimo milionésimo de um bitcoin.

Portanto, para lucrar com um único Satoshi ainda levaria 500.000 anos , e seu valor seria cerca de meio milésimo de um dólar.

Portanto, minerar bitcoin com um Commodore 64 claramente não é viável , a menos que você tenha dinheiro para jogar fora. Comprar BTC em qualquer bolsa seria extremamente mais barato.

 

Fonte: TheCryptonomist

Foto de Neidson Soares
Foto de Neidson Soares O autor:

Conheceu esse universo dos criptoativos em 2016 e desde 2017 vem intensificando a busca por conhecimentos na área. Hoje trabalha juntamente com sua esposa no criptomercado de forma profissional. Bacharelando em Blockchain, Criptomoedas e Finanças na Era Digital.

neidson8